Cena Política Titulo
Os Fiscais do Sarney estão de volta
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
09/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem lembra dos ‘Fiscais do Sarney’? O então presidente da República lançou o Plano Cruzado, em 1986, congelou preços e salários, substituindo a moeda de cruzeiro para cruzado. Houve abusos por parte dos estabelecimentos comerciais, que desrespeitaram as regras. Para fiscalizar a baderna, 65 funcionários e quatro carros, sob responsabilidade da Sunab (Superintendência Nacional do Abastecimento). Sarney convocou o povo para ser seu fiscal. Deu certo. As pessoas colocaram broches nas camisas e foram defender o controle da economia. Guardadas as devidas proporções, emana-se em Santo André os ‘Fiscais do Paulinho’. Secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD) assumiu o cargo em janeiro de 2013 com 27 fiscais de trânsito. Agora, já são 88 e a meta até o fim da gestão é chegar a 200. Invasão das faixas de ônibus, estacionamento em local proibido, contramão, furar farol vermelho estão na mira dos servidores, que estão orientados a aplicar a lei com rigor, até para educar o motorista a contribuir com as melhorias que vêm sendo feitas no setor. O feedback da secretaria é a de que a população em geral, que respeita as leis de trânsito, é a favor da fiscalização rígida. Alguns, nas ruas, têm apontado veículos que infringem a legislação. O povo como fiscal, igual na época do Sarney.

Emoção
Adelto Cachorrão (PP) assumiu anteontem cadeira de vereador de Mauá ontem no lugar de Batoré (PRB), cassado. O progressista estava tão emocionado com o início de seu primeiro mandato que esqueceu o diploma de parlamentar em casa, o que atrasou o início da solenidade de posse. Mandou buscar o documento, que estava enquadrado.

Mesma equipe
O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), colocou à disposição do candidato a deputado federal Márcio da Farmácia (PV) a mesma equipe que esteve à frente de sua campanha ao Paço em 2012. São eles: o chefe de Gabinete, Marcos Michels (PV), o presidente da Fundação Florestan Fernandes, Joeder Souza (PP), e o assessor especial e presidente do PV municipal, Gesiel Duarte.

Bala na agulha
Todas as 50 candidaturas a deputado federal por São Paulo divulgadas até ontem pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) são do PEN. Gilberto Costa, de São Caetano, prevê gasto máximo de R$ 8 milhões. Entre os 108 deputados estaduais publicados, só nomes do PEN e do Pros. Entre eles, Chico do Judô (PEN), de Mauá, que registrou gasto de até R$ 6 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;