Política Titulo MODELO
Donisete Braga busca inspiração no transporte de Curitiba

Petista visitou terminal do Jardim Zaíra

Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
28/07/2012 | 07:02
Compartilhar notícia


Referência em Mobilidade Urbana, Curitiba inspira as propostas do candidato a prefeito de Mauá Donisete Braga (PT) para o setor. O petista revelou o exemplo ontem, quando testou a linha de ônibus 84, que liga o Centro ao Jardim Zaíra.

O prefeiturável elogiou a evolução tecnológica da capital paranaense, que propiciou atingir níveis de excelência na área, com o monitoramento dos coletivos por GPS, a fiscalização eletrônica e o amplo mapeamento para adequar as linhas às demandas da população. "São estas ações que dão o norte para buscarmos o aperfeiçoamento", avaliou.

Donisete, no entanto, considerou as peculiaridades de Mauá e de sua topografia irregular. Por isso, além de buscar inspiração em Curitiba, atentou para obras genuínas de sua cidade, como a construção das marginais das Avenidas Castelo Branco e Barão de Mauá como maneira de desafogar o trânsito no Zaíra (bairro mais populoso, com cerca de 90 mil habitantes) e no Centro. "As marginais vão priorizar os corredores de ônibus e melhorar a vida dos usuários."

 

TRAJETO

O prefeiturável levou 30 minutos para ir e voltar do Zaíra. O candidato deixou o terminal rodoviário do Centro às 15h47 em ônibus da Viação Leblon e desembarcou na estação do bairro dezessete minutos depois. Após pausa em padaria próxima para tomar café com leite, retornou ao terminal do Zaíra para a viagem de volta, que durou 13 minutos em linha operada pela Viação Cidade de Mauá que não faz paradas.

Nos ônibus, Donisete Braga conversou com os passageiros e classificou o teste de "fiscalização entre aspas para checar a qualidade do serviço e pensar em melhorias no sistema". Apesar de assentos vagos, o petista fez os trajetos em pé, mas reconheceu que em horário de pico a realidade é outra. "Sabemos que é humanamente impossível ter todos os passageiros sentados em horário de pico. Nem em Curitiba isso funciona."

A parada na padaria fez com que tivesse de desembolsar o dobro do habitual, já que, com a bilhetagem eletrônica implantada em fevereiro de 2011, não precisaria pagar pelo retorno se não tivesse deixado o terminal do Zaíra. Assim, Donisete gastou R$ 17,40 de seu cartão DaHora com ele e três assessores - a tarifa custa R$ 2,90.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;