Setecidades Titulo Prevenção
S.Bernardo atrasa
obra antienchente

A construção de piscinão para combater as cheias no Centro
começaria no primeiro semestre, mas ainda não saiu do papel

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
13/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Ainda não foi assinado nenhum contrato entre a Prefeitura e o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão estadual responsável pela outorga dos recursos hídricos, para o início das obras. É a segunda vez que o projeto é atrasado.

O Daee confirma que há negociação em andamento com o município, mas afirma que o processo ainda está em fase inicial. Também não foi feita licitação para a escolha da empresa que fará o serviço. A Prefeitura informa que a concorrência está em estágio de pré-qualificação dos interessados. O Executivo já obteve do departamento estadual a autorização para a criação do reservatório.

A expectativa da administração municipal é assinar a ordem de serviço em novembro. Geralmente, as obras só começam cerca de um mês após a assinatura. O prazo previsto para a conclusão é de 36 meses. O município espera gastar aproximadamente R$ 275 milhões na execução do projeto, que também inclui a construção de galeria sob a Rua Jurubatuba. Outro impasse é a definição da área exata onde ficará o futuro reservatório (leia abaixo).

A Prefeitura diz que a construção da galeria subterrânea só será iniciada após a conclusão do piscinão. Dessa forma, a obra deve começar só em 2016. Não foi divulgado prazo para a finalização da galeria.

As intervenções têm como objetivo acabar com as enchentes na região central da cidade. A administração municipal não informou porque as obras não começaram no primeiro semestre, conforme prometido no fim do ano passado. Em junho de 2011, o secretário de Serviços Urbanos, Sebastião Ney Vaz, disse que a obra deveria ser concluída em 2013.

OUTROS
No Grande ABC existem 19 reservatórios, que, ao todo, têm capacidade para armazenar 3.765,5 metros cúbicos de água. Com oito áreas, São Bernardo é a cidade que tem mais piscinões. Em seguida vêm Diadema e Mauá, com quatro cada. Santo André conta com dois locais, enquanto São Caetano tem apenas um.

Também está em negociação a criação do reservatório de Jaboticabal, na divisa entre São Bernardo, São Caetano e São Paulo. A construção ainda esbarra em entraves judiciais, já que houve questionamentos. Com capacidade para 900 mil metros cúbicos, o equipamento seria o maior da região.


Local exato do reservatório ainda não foi definido

A Prefeitura de São Bernardo ainda não definiu a localização exata do piscinão que será construído na região central do município. Inicialmente, a administração havia decidido que o equipamento seria instalado sob a área onde funciona o estacionamento do Shopping Metrópole.

O espaço pertence ao município e foi cedido ao centro de compras há cerca de dez anos. A Prefeitura também tem projeto de usar a área para extensão da Avenida Aldino Pinotti. Agora, a administração municipal admite que o equipamento pode ser construído ao lado do estacionamento do Paço Municipal, na Praça Samuel Sabatini. Não foi informado o motivo do estudo sobre a mudança do local. Também não há previsão de quando o endereço será definido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;