Internacional Titulo
Imagem do cérebro pode indicar pessoas propensas à violência
Por Do Diário do Grande ABC
28/07/2000 | 08:55
Compartilhar notícia


Uma pesquisa revelou que as pessoas que possuem tendências a atitudes violentas apresentam padroes cerebrais distintos que podem ser visualizados e alterados com drogas e outras terapias.

Segundo os cientistas, na maioria das pessoas, o cérebro pode controlar reaçoes a emoçoes como o medo e a raiva. Entretanto, em pessoas patologicamente violentas, este sistema de controle apresenta um curto-circuito. Os pesquisadores afirmam que diversos estudos demonstram que este curto-circuito pode ser claramente observado em imagens como o PET (sigla para tomografia de emissao de pósitrons).

"Agressao impulsiva e afetiva pode ser o produto de uma falha da regulaçao emocional", escreveram Richard Davidson e sua equipe no estudo publicado na revista Science.

"Sugerimos que pessoas predispostas à agressao e à violência apresentam uma anormalidade no circuito central responsável por estas estratégias de comportamento adaptativas."

Os estudos comprovaram disfunçoes nas mesmas regioes cerebrais em 41 assassinos, em um grupo sofrendo de distúrbio de personalidade agressiva e impulsiva e em algumas pessoas diagnosticadas com distúrbio de personalidade anti-social.

Segundo a agência Reuters, é possível reverter esses circuitos falhos com drogas ou terapia psicológica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;