Internacional Titulo
Desfile protestante alerta polícia em Belfast
Do Diário do Grande ABC
12/07/1999 | 17:00
Compartilhar notícia


As forças britânicas de segurança fecharam nesta segunda uma ponte com blocos de concreto e arame farpado para evitar que uma marcha de protestantes cruzasse o setor católico de Belfast no dia de maior tensao na Irlanda do Norte.

Em resposta, mais de 20.000 protestantes e simpatizantes da irmandade da Ordem de Orange - que marchavam com cartazes reclamando ``o que tinham' - desviaram seu tradicional desfile em Belfast para um parque às margens do rio Lagan, bem em frente ao Baixo Ormeau, a área católica no centro da disputa.

Centenas de policiais e soldados britânicos com veículos blindados ocuparam as ruas do sul de Belfast para impedir os manifestantes protestantes e os católicos de entrar em contato direto uns com os outros.

Cerca de 80.000 membros da Ordem marcharam em 18 localidades da Irlanda do Norte.

Oficialmente, esta mobilizaçao de 12 de julho comemora a vitória no campo de batalha do rei Guilherme de Orange sobre as forças católicas encabeçadas por Jaime II há três séculos. Na prática, se destina a demonstrar qual parte da comunidade é mais forte nesta província britânica de maioria protestante.

As celebraçoes de um dos lados começaram à meia-noite em pontos de alta concentraçao de protestantes na Irlanda do Norte com fogos e espetáculos musicais improvisados por bandas de ativistas. Pela primeira vez em vários anos, a polícia nao informou sobre incidentes graves de violência.

Contudo, os políticos católicos criticaram a decisao da Ordem de Orange de desviar a marcha para o Parque Ormeau, que consideraram uma aberta intimidaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;