Internacional Titulo
Morre o último primeiro-ministro comunista da Romênia
Da AFP
16/05/2003 | 14:39
Compartilhar notícia


O último primeiro-ministro comunista romeno, Constantin Dascalescu, morreu nesta sexta-feira em um hospital de Bucareste, por problemas cardíacos, aos 80 anos, informou uma fonte médica.

No comando do governo desde maio de 1982, Dascalescu continuava em seu cargo quando a revolta popular de dezembro de 1989 causou o fim do regime do ex-ditador Nicolae Ceausescu.

Pouco depois da crise, Dascalescu foi preso pelas novas autoridades, assim como outros membros do Comitê Político Executivo (órgão dirigente da Romênia de Ceausescu), acusado de "genocídio" por ter aprovado a brutal repressão das manifestações anticomunistas. Durante os protestos morreram quase 1,1 mil pessoas.

No entanto, alguns meses depois, Dascalescu foi colocado em liberdade por "motivos de saúde", enquanto a acusação contra ele foi modificada de "genocídio" para "morte extremamente grave".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;