Nacional Titulo
Acidente com estivador marca a quinta morte no Porto de Santos
Por
02/06/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


O estivador Rubens da Silva Ruas, 56 anos, que há 34 anos trabalhava no Porto de Santos, morreu sexta-feira quando desembarcava uma carga de enxofre de um navio de bandeira da Líbia atracado no Termag (Terminal Marítimo de Guarujá), na margem esquerda do porto, no Guarujá. As causas do acidente estão sendo apuradas.

De acordo com o gerente administrativo da Termag, Cristiano Perini, o estivador operava uma pá carregadeira quando teve um mal súbito e, ao tentar sair do guindaste, caiu no porão do navio.

Segundo o diretor do Sindicato dos Estivadores, Marco Antonio Bonfim, a causa da queda pode ter sido intoxicação, pois a máquina estava em má condição de uso e com o ar condicionado deficiente. “E como ele caiu de bruços e havia água no porão do navio, também pode ter se afogado”, disse Bomfim, que criticou a falta de exaustores no local.

O laudo do IML (Instituto Médico Legal) sai em 40 dias. Caso fique comprovado que a empresa não cumpria as normas de segurança, o terminal pode ser autuado e multado pelo Ministério do Trabalho, além de já responder a inquérito policial por causa da morte.

É o quinto acidente fatal no Porto de Santos em 2007, três a mais que 2006. Este ano, as mortes ocorreram fora dos navios, em armazéns e terminais. Para avaliar e discutir as causas desse aumento, o Ministério do Trabalho marcou reunião no dia 11 com as cinco empresas onde os acidentes ocorreram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;