Nacional Titulo
PF investiga denúncia de trabalho escravo em Rio das Pedras (SP)
Por Do Diário OnLine
13/07/2004 | 14:22
Compartilhar notícia


A PF (Polícia Federal) abriu inquérito para investigar a denúncia de trabalho escravo numa propriedade rural de Rio das Pedras, no interior de São Paulo. Há três meses, 72 paraibanos trabalham no local colhendo cana-de-açúcar. Eles reclamam das condições de trabalho, da estrutura subumana do alojamento e do preço baixo pago pelo metro de cana cortada: R$ 0,20.

A PF constatou que os alojamentos têm condições inadequadas de habitação. Os trabalhadores reclamam que só recebem arroz branco - muitas vezes estragado - para alimentação. Outra queixa dos cortadores é sobre o ônibus que os transporta do alojamento para o canavial. O veículo é velho e, segundo os trabalhadores, tem problemas constantes de freio e motor.

O empreiteiro João Augusto de Godoy, responsável pela contratação dos cortadores, nega as denúncias de precariedades feitas pelo trabalhadores. Ele alega ainda que o valor pago pelo metro de cana é o mesmo da safra anterior, embora reconheça que os custos de alojamento, alimentação e transporte aumentaram em comparação a 2003.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;