Nacional Titulo
Brasileiro pára em nome da paz
Por Do Diário do Grande ABC
08/07/2000 | 00:26
Compartilhar notícia


Roupas brancas, bandeiras, faixas, cartazes, murais, velas, homenagens e apresentaçoes artísticas mostraram ontem a disposiçao do brasileiro de pôr fim à violência no país. Boa parte do Brasil mobilizou-se a favor da campanha Basta! Eu Quero Paz, organizada por entidades nao-governamentais. Manifestaçoes em 16 capitais atraíram milhares de pessoas.

A praça da Sé e a avenida Paulista concentraram as manifestaçoes em Sao Paulo. Os apelos da campanha, contudo, nao foram ouvidos em tradicionais pontos de violência, como o Jardim Angela, na periferia da Zona Sul. No Largo da Carioca, Centro do Rio, vítimas anôminas da violência e de casos de grande repercussao estiveram lado a lado para pregar a paz. O Estado registrou queda no índice de ocorrências polciais. Em Brasília, várias autoridades aderiram à campanha.

A campanha ganhou força e destaque após a morte da professora Geísa Gonçalves, durante o seqüestro de um ônibus na rua Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, no mês passado. Além disso, os vários registros de chacinas e seqüestros relâmpagos também foram fatores motivadores para o protesto do povo.

Também ocorreram manifestaçoes em Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, Recife, Joao Pessoa, Fortaleza, Salvador, Belém e Rio Branco. Vestindo uma camisa branca, o presidente Fernando Henrique Cardoso elogiou o movimento. "Esse Brasil que avança é um Brasil que quer a paz, que diz nao à violência", disse, em Ouro Branco (MG), onde cumpria compromissos. O presidente também vestiu-se de branco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;