Economia Titulo
Rússia mantém embargo à importação de carne brasileira
Por Da Agência Brasil
12/10/2004 | 16:20
Compartilhar notícia


Mesmo depois de toda a argumentação da comitiva brasileira, liderada pelo vice-presidente José Alencar, os russos mantiveram o embargo à importação da carne brasileira. Segundo o primeiro-ministro russo Mikhail Fradkov, é preciso mais tempo para tomar uma decisão. Ele deu a declaração após a terceira reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação, em Moscou (Rússia).

A questão fitossanitária da carne é o ponto de maior divergência. As autoridades russas vetaram a compra da carne depois da confirmação de um caso de febre aftosa no Amazonas, região que não é exportadora. O vice-presidente, que co-presidiu a reunião, disse que o governo não forçou uma decisão dos russos e voltou a destacar que as empresas precisam conhecer o processo brasileiro. “Esse problema não existe no Brasil e, por isso, estamos tranqüilos”, destacou Alencar.

O governo entregou aos russos, nesta terça-feira, um relatório com mais de 300 páginas com informações sobre os métodos sanitários adotados na produção. Fradkov informou que os debates não ficaram apenas em torno do impasse da carne. Os representantes iniciaram discussões sobre a criação de uma empresa brasileiro-russa para setor de processamento de carne. De acordo com ele, ainda não há previsão de quando a empresa poderá ser criada.

O primeiro-ministro ainda ressaltou que existem grandes perspectivas de parcerias entre Brasil e Rússia na área de energia nuclear, espacial e alta tecnologia. José Alencar também se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin, e com os presidentes do Conselho da Federação da Assembléia Federal da Rússia, Dimitri Mezentsev (o equivalente ao nosso Senado), e da Duma de Estado da Assembléia Federal da Rússia, Boris Gryzlov (correspondente a nossa Câmara dos Deputados). O vice-presidente segue agora para São Petersburgo, cidade localizada a 700 quilômetros de Moscou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;