Internacional Titulo
Acordo une protestantes e católicos no governo irlândes
Do Diário do Grande ABC
02/12/1999 | 10:37
Compartilhar notícia


Com o intuito de trazer a paz, os governos da Gra-Bretanha e da Irlanda converteram em lei, nesta quinta-feira, o chamado Acordo da Sexta-Feira Santa. O acordo permitirá que católicos e protestantes, velhos antagonistas na Irlanda do Norte, governem em conjunto esta regiao marcada pela guerra.

Altos funcionários britânicos e irlandeses assinaram documentos confirmando o acordo. A Irlanda fez emendas constitucionais para desistir de uma reivindicaçao territorial sobre a Irlanda do Norte. Dessa forma, um novo governo de protestantes e católicos deve realizar sua primeira reuniao nas próximas horas, em Belfast. 'Foi algo fácil de dizer, mas difícil de concretizar``, disse o ministro das Relaçoes Exteriores da Irlanda, David Andrews. 'Mas juntos conseguimos grandes coisas e este é um dia inesquecível``.

Andrews pediu às 120 autoridades reunidas que recordassem as 3.600 pessoas que morreram na Irlanda do Norte, Inglaterra e na República Irlandesa devido as últimas três décadas de conflito no território do norte, governado pelos britânicos.

O Exército Republicano Irlandês prometeu designar um representante, nesta quinta-feira, ante uma comissao com sede em Belfast encarregada de assegurar o desarmamento, até maio, de todos os grupos clandestinos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;