Nacional Titulo
45% da água retirada dos mananciais é perdida
Por Do Diário OnLine
17/11/2007 | 11:08
Compartilhar notícia


Aproximadamente 45% da água retirada dos mananciais para abastecer as capitais do país é perdida antes mesmo de chegar às torneiras dos consumidores, revelou o estudo “Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário nas Capitais Brasileiras”, realizado pelo ISA (Instituto Socioambiental).

A quantidade de água desperdiçada equivale a 6,14 milhões de litros e sua principal causa são os vazamentos na rede. Segundo o ISA, a água perdida diariamente seria suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas.

A capital campeã em desperdício é Porto Velho, com 78,8% de perda, enquanto o Rio de Janeiro tem a maior perda se considerado o volume total jogado fora (o equivalente a 618 piscinas olímpicas).

Por outro lado, Brasília (27,3%) e São Paulo (30,8%) são as capitais que menos desperdiçam água. No entanto, o nível de perda de água é considerado alto até mesmo nesses municípios. Segundo especialistas, o ideal seria entre 15% e 20% de perda, no máximo. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;