Memória Titulo
Da China ao Japão e ao Grande ABC, a história de Hiroshi...

Desde que iniciamos a série sobre a presença da colônia japonesa, temos ouvido muitas histórias

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/07/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Desde que iniciamos em janeiro esta série sobre a presença da colônia japonesa entre nós, temos ouvido muitas histórias belíssimas e recebido um rico material. O engenheiro Hiroshi Yamaguchi, personagem de hoje e residente em Santo André, nos enviou um relato de 15 laudas, com sua autobiografia, que é muito linda.

Hiroshi e familiares vivem no Brasil desde janeiro de 1956. O casal Masata e Sumako Yamaguchi fixou-se na Amazônia, juntamente com os filhos Tsuioshi, Hiroshi, Kazunori, Fumihiro e Keiko e o sobrinho Tadashi Tsuji. Primeiro em Santarém, depois, e em definitivo, em Monte Alegre (PA).

Ali Hiroshi trabalhou e estudou, até transferir-se para São Paulo. Aqui deu continuidade aos estudos e descobriu a indústria automobilística do Grande ABC.

TRECHOS
1. "A maior dificuldade na época, além das gramáticas e as conjugações verbais, foi expressar as palavras que continham a letra ‘L' (la, le, li, lo e lu), pois na língua japonesa não existe este fonema."
2. "O primeiro impacto foi de espanto e amedrontado pelo gigantismo da cidade, pois nunca havia estado numa metrópole e passando pelo bairro da Liberdade e ouvir pessoal conversando em língua japonesa, parecia que estava numa cidade japonesa."
3. "Nos primeiros anos foi difícil a adaptação e sofri muito com o frio de São Paulo (na região Norte nunca usamos os casacos e como meu finado pai sempre dizia: o Brasil é maravilhoso pois apenas com a calça e manga curta dá para passar o ano inteiro)."

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 7 de julho de 1978

Manchete - Figueiredo ignora descontentamento nas Forças Armadas.

Letras - Gustavo Corção faleceu ontem no Rio, aos 81 anos. Escritor, jornalista e pensador católico.

Mauá - Impugnada licitação dos ônibus.

Editorial - Tempo de conferir e renovar de fato (sobre as próximas eleições).

Polícia - Quarta morte em família no Jardim Miriam.

SANTOS DO DIA
Felix de Nantes, Ilídio e Vilibaldo.
Vilibaldo faleceu na Alemanha no ano 790. Era príncipe saxão e depois bispo na Baviera.

EM 7 DE JULHO DE...
1949 - Bernardo José Zampieri nasce em São Bernardo, diferentemente do que a coluna publicou em 6 de junho. Seu nome foi uma homenagem ao nome da cidade e do Hospital São Bernardo, inaugurado no antigo casarão de Ítalo Setti.

DO JAPÃO AO BRASIL, 100 ANOS DE HISTÓRIA
Hiroshi Yamaguchi (Manchúria, território chinês ocupado pelos japoneses com o advento da 1ª Guerra Mundial, 31/1/1945) - Engenheiro-mecânico formado pela FEI na área automobilística e de produção. Fez estágio na General Motors e carreira na Volkswagen: durante 26 anos, a partir de setembro de 1976.

Casado com dona Ioneku, que é nissei, o casal tem duas filhas: Regiane, que faz carreira em música clássica, e Elaine, formada em Administração e funcionária da Petrobras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;