Palavra do Leitor Titulo
Cloro: de vilão a herói

Provavelmente nem todos saibam, mas o cloro está presente...

Dgabc
18/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Provavelmente nem todos saibam, mas o cloro está presente em nossas vidas mais do que imaginamos. Ele é um dos elementos químicos necessários para a fabricação de produtos em PVC (Policloreto de Vinila), plástico utilizado na confecção de embalagens, móveis de jardins, brinquedos, janelas, entre outros itens comuns em nosso dia a dia. Inclusive, ele está diretamente relacionado à nossa segurança, pois oferece a tais objetos resistência à propagação de chamas e, dessa forma, torna-se também muito importante para a produção de fios e cabos.

Seus benefícios não param por aí. Sabe por quê? Graças ao seu alto poder bactericida, ele é usado no tratamento de água e no saneamento básico. Isso acontece desde 1908, quando passou a ser utilizado na desinfecção da água para consumo humano. Por tamanha importância, foram produzidas 629 mil toneladas do químico somente no primeiro semestre de 2012, de acordo com a Abiclor (Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados), 6% a mais em relação ao mesmo período no ano passado.

No entanto, mesmo com todos os benefícios gerados, o cloro, por exigir cuidados especiais, recebe erroneamente a fama de vilão. Assim como ocorre com qualquer outro produto na área química, o seu manuseio merece atenção especial. Para isso, em nosso País, temos a Associquim (Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos), órgão que regulamenta e avalia as questões relacionadas à Saúde, Segurança e meio ambiente das distribuidoras de produtos químicos, por meio de seu Programa de Distribuição Responsável.

Dessa forma, hoje, contamos com empresas que atuam nesse segmento e investem constantemente em modernização dos polos tecnológicos, programas de prevenções de acidentes, gerenciamento de resíduos e risco aos profissionais e população, e em treinamentos internos para conhecer a maneira adequada de manusear e armazenar o cloro. Além disso, promovem avaliações e cursos de capacitação para as companhias responsáveis pelo transporte do produto. Em tempos de reflexões sobre consciência ambiental, a otimização de processos produtivos é busca contínua por parte dessas organizações e contribuem diretamente com a evolução do mercado e soluções de maior valor agregado, sempre pensando na segurança do consumidor e no meio ambiente.

Elias Oliveira é diretor de empresa, coordenador do Núcleo de Trabalho da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados e coordenador do Projeto Norte, no Pará.

PALAVRA DO LEITOR

Boas-Festas

O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região; Imprensa Sindmetau; Anice Aun Informação e Editoração Ltda; Abav Nacional; De Léon Comunicações; Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens); BBL Brasil Turismo; Wal Boreti; Selmos Gressler e família; Trovata Comunicação; Instituto Ilhabela Sustentável; Geradores Rio Preto; Nathália Ferreira; Coringa Comunicação; Fabio Figueiredo; Agência Úmega; Luciana Sola; Canal Aberto Assessoria de Imprensa; Marcia Marques; Ailton Gomes da Silva.

Supremo

O que será que leva renomados ministros do Supremo Tribunal Federal a mudar seus votos no julgamento do Mensalão? Será que a toga está pesada demais para alguns? Façam-nos um favor, peçam aposentadoria compulsória e vão pescar. Que vergonha ver isso acontecendo no País! Por isso que deve acabar a indicação por presidentes da República para qualquer ministro do Judiciário, que deve ser independente, pois entre um sono e outro podem ocorrer sonhos e aparecer um ‘velhinho' de barba branca para assustá-los e lembrá-los de que só estão no Supremo porque foram indicados e se não se comportarem bem ele volta para assombrar e puxar o pé.

Ailton Gomes, Ribeirão Pires

Eu sonho...

Que um dia nós iremos descobrir a importância do planeta Terra e o papel das florestas para nossas vidas, e, assim, deixaremos de destruí-las; que um dia iremos descobrir a importância dos rios e mares, e então deixaremos de poluí-los; que iremos descobrir que nós não podemos viver sozinhos, e então vamos tratar nossos semelhantes com amor; que iremos descobrir que vamos morrer e deste mundo não levamos nada, e aí deixaremos de ser gananciosos; que um dia não existirá mais violência e guerras, as armas não existirão e serão de um passado primitivo; que um dia os políticos desejarão trabalhar para a Pátria para se sentirem orgulhosos por estar servindo a seu semelhante; que seremos todos iguais, um só povo, o da Terra; que um dia então poderemos dizer que somos todos filhos de Deus.

Antônio Carlos Guertas, São Bernardo

Sem marcha

Quero parabenizar o prefeito eleito de Diadema por afirmar em reportagem neste Diário que não permitirá a realização da marcha da maconha em Diadema (Setecidades, dia 14). Tenho certeza de que, assim como eu, muitos pais também gostaram dessa atitude dele, pois muitos veem seus filhos se perder nas drogas e sentem-se impotentes diante dessa situação. Como disse o prefeito eleito, devemos promover a marcha da paz, da Educação, do trabalho e da felicidade! Jovens, é possível, sim, ser feliz sem nenhum tipo de droga! Mais uma vez, parabéns Lauro Michels! Bata o pé, não recue!

José Carlos da Silva, Ribeirão Pires

Corinthians - 1

Não sou corintiano, mas reconheço a competência e dedicação de todos que participaram da campanha vitoriosa. Chamam atenção a união e o foco de todos nesta conquista. Além disso, não menos importante, pode-se dizer que há ‘males que vêm para bem'. A suspeita do envolvimento de Lula em vários malfeitos provocou seu afastamento da mídia, o que permitiu que a delegação corintiana pudesse viajar sem a ‘bênção' de seu ilustre torcedor e notório ‘pé-gelado'.

Luiz Nusbaum, Capital

Corinthians - 2

Sem querer tirar o mérito do treinador Tite e dos jogadores que brilharam no Estádio de Yokohama, no Japão, em especial Cássio e Guerrero, temos de tirar o chapéu para a torcida corintiana. Essa sim leva o time para frente, ao delírio e encanta o mundo. Não devemos nos esquecer de que a festa deve ser tão bonita quanto o comportamento daqueles que participam, com ordem e respeito. Que a volta dos campeões seja muito comemorada, pois a Fiel é a maior torcida que o futebol já viu. Vai Corinthians, é nóis!

Izabel Avallone, Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;