Diarinho Titulo Você sabia?
Qual o maior
ecossistema do Brasil?

A Floresta Amazônica é o principal bioma do Brasil, ocupando, em média, 49% do território nacional

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
06/06/2021 | 10:13
Compartilhar notícia
Pixabay


Antes de responder a essa pergunta é necessário entender melhor como um ecossistema é formado. É um conjunto composto por componentes bióticos, ou seja, com organismos vivos, sendo plantas, animais e micróbios, ou componentes abióticos,  os não vivos, do meio (a água, o ar, solo, minerais e a luz), havendo uma interação entre  estes. A união destes meios forma o bioma. E isso se repete em diferentes pontos do País, cada um com uma característica diferente.

Diante disso, o bioma da Amazônia é o maior do País, ocupando 49% do território brasileiro e presente em Estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil,  e se estende por países vizinhos, como Peru, Colômbia, Venezuela e Bolívia.

A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta,  apresentando o maior índice de biodiversidade do mundo. A flora presente neste bioma é composta de árvores de grande porte, como a seringueira, arbustos e plantas aquáticas, como a vitória-régia. Já a fauna presente na Amazônia supera 22 mil espécies, entre insetos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Depois da Amazônia, por ordem de extensão, o segundo maior bioma do País é o cerrado, com 23,92% da área total e que abrange os Estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e o Distrito Federal. Em terceiro vem a Mata Atlântica, com 13,04% da área total do País, da região Nordeste até  o Sul. Ainda existem os biomas caatinga, pampa e o pantanal.

Com toda essa extensão, as características diversas dos biomas afetam os fatores atmosféricos que influenciam  o clima – que incluem temperatura, luminosidade, pressão, ventos, umidade e  chuvas, além do tipo de solo que existe na região. 

Os ecossistemas representam a riqueza natural do planeta, e a sua conservação é essencial para garantir o equilíbrio e o fluxo dos serviços ambientais que sustentam a vida da Terra.

Se for analisada toda área ocupada, o maior bioma do mundo é a taiga, predominante nas regiões cujo clima típico é o continental frio e polar, encontrado no Norte do Alasca, Canadá e Japão.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;