Economia Titulo
Governo autoriza fabricação de bloqueadores para TV Digital
21/02/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


O governo decidiu permitir que a indústria de televisores e de aparelhos digitais de alta definição instale um dispositivo de bloqueio para evitar a reprodução em série de vídeos, como filmes, novelas e partidas de futebol. A medida foi tomada na terça-feira em reunião do Comitê de Desenvolvimento da TV Digital.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que como o assunto ainda provoca divergências entre os ministros que compõem o Comitê, o governo resolveu decidir por etapas. “Decidimos liberar a instalação para não impedir a indústria de produzir. Mas o uso disso (do bloqueador) ainda não foi autorizado”, afirmou Costa. O ministro assegurou, no entanto, que pelo menos uma cópia, de uso doméstico, será permitida. “Já existe um consenso de que pode gravar uma vez.”

O maior problema é que, com a tecnologia digital em alta definição, a qualidade da cópia é idêntica à do original, o que facilita a pirataria, explica o ministro.

Segundo ele, há um movimento mundial de produtores a favor do bloqueio. Ele ressaltou ainda, que no caso de eventos internacionais como Olimpíadas e da Copa do Mundo transmitidos em alta definição, os contratos já exigem o uso do bloqueador.

A resistência maior ao uso do bloqueador, segundo técnicos que participam das discussões, vem dos ministérios da Cultura e da Educação.

Também ficou para a próxima reunião a decisão de permitir ou não a instalação dos bloqueadores nos aparelhos que fazem a conversão do sistema digital para o analógico (set top boxes).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;