Internacional Titulo
Depósito de gás e petróleo explode em Nova York
Por Do Diário OnLine
Com AFP
21/02/2003 | 18:02
Compartilhar notícia


Um depósito de gás e petróleo da Exxon Mobil, maior empresa petrolífera do mundo, localizado no Sudoeste de Staten Island, em Nova York, pegou fogo nesta sexta-feira após uma forte explosão. O local fica na região da Estátua da Liberdade, na divisa com o Estado de Nova Jersey.

Segundo o porta-voz dos bombeiros de Nova York, a explosão ocorreu por volta das 10h locais (12h de Brasília). A rede CNN informou que uma embarcação teria explodido quando abastecia em uma estação da Exxon Móbil, atingindo o depósito. A causa da explosão pode ter sido uma fagulha elétrica.

"Estavam descarregando um navio com 100 mil barris de gasolina quando ocorreu uma explosão", afirmou a corporação num comunicado.

No entanto, o porta-voz do Corpo dos Bombeiros de Nova York, Michael Loughran, disse que, apesar das especulações, a causa da explosão ainda não foi determinada.

De acordo com a policia, o incidente matou uma pessoa, que foi retirada da água três horas após a explosão. Além dessa baixa, há também uma pessoa com queimaduras de terceiro grau (ferimento mais profundo, podendo atingir músculos e nervos) hospitalizada. Ambos são funcionários da empresa. Outra possível vitima segue desaparecida.

Uma hora depois do incidente, o fogo havia sido controlado e a densa fumaça negra, que chegou a atingir até 1,5 quilômetro de altura e podia ser vista de Manhattan, bairro vizinho, já diminuía gradativamente. Os bombeiros explicaram que o combustível que era estocado no local evapora rapidamente, o que facilita a melhora da visibilidade.

Staten Island é uma ilha situada ao sul de Manhattan, que constitui um dos cinco distritos cidade de Nova York.

Investigação - Agentes do Departamento de Segurança Interior (DHS) dos Estados Unidos estão estudando a origem da explosão que provocou um gigantesco incêndio no depósito da ExxonMobil.

"O Centro de Coordenação do DHS vigia e avalia a situação", disse Brian Roehrkasse, porta-voz do recém-criado departamento, encarregado de vigiar as ameaças terroristas dentro do país.

"Não há informação suficiente para determinar o que causou", disse. "É muito cedo para saber o que aconteceu", completou o agente especial Ed Cogswell, um dos porta-vozes do FBI em Washington, interrogado sobre a possibilidade de que esta explosão seja um ato terrorista.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, declarou que não existe nenhum elemento que faça supor que a explosão ocorrida nesta sexta-feira tenha sido algo diferente de "um trágico acidente industrial".

"Nada nos faça supor de que se trate de outra coisa", declarou Bloomberg durante entrevista à imprensa, perto do local da explosão.

Perguntado sobre funcionários que possivelmente estavam no depósito, Bloomberg disse que "teme o pior por eles", explicando que pelo menos 30 pessoas trabalhavam no local no momento da explosão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;