Palavra do Leitor Titulo
Grito incontrolável que parte das urnas

Nada melhor do que ver os resultados após a eleição. Gostando ou não! Sorrindo ou torcendo o nariz porque algumas certezas prévias...

Dgabc
01/11/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Grito incontrolável que parte das urnas

Nada melhor do que ver os resultados após a eleição. Gostando ou não! Sorrindo ou torcendo o nariz porque algumas certezas prévias foram abaladas, e a tendência de se atribuir a um único fator a causa da vitória ou derrota desse ou daquele candidato foi desmoralizada. Favoritos que amargaram duras derrotas. A mais simbólica e emblemática veio exatamente da primeira cidade administrada por prefeito do PT, Diadema. Em um dos seus redutos históricos, berço do sindicalismo paulista e do próprio partido, o PT foi derrotado após 30 anos de hegemonia no município.

Petistas da cidade davam por liquidada a vitória já no primeiro turno, quando as urnas declararam o jovem Lauro Michels na disputa do segundo turno. Em menos de uma semana, a arrogância política dos petistas dava sinais de enfraquecimento e fez surgir luz verde para uma cidade até então vermelha. Atual prefeito e candidato à reeleição, o petista Mário Reali recebeu apenas 39,85% dos votos válidos, e foi derrotado por Lauro Michels (PV), que obteve 60,15%. Com humildade e grande sentimento de mudança, Michels buscou o maior percentual de votos do segundo turno em toda a região.

Caso muito semelhante aconteceu em Santo André, onde o prefeito Aidan Ravin (PTB), que também tentava a reeleição, terminou superado pelo candidato petista Carlos Grana, que obteve 53,94% dos votos, contra 46,06%. O prefeito Aidan errou na articulação política e esnobou aliados acreditando que pudesse vencer a eleição sozinho. Ao contrário dele, o principiante Carlos Grana teve a façanha de unir boa parte de segmentos da classe média e até mesmo da classe média alta da cidade, onde historicamente o PT não penetrava. Além disso, Grana buscou aliados que nunca foram, e acredito que não serão, petistas, mas que se uniram a ele e fizeram forte corrente antiAidan, o que sagrou a vitória e o retorno do PT à cidade andreense.

Na Capital paulista, o que, na minha avaliação, deu a vitória a Fernando Haddad foi que José Serra teve que carregar em sua campanha a impopularidade e rejeição do prefeito Gilberto Kassab e renúncia à prefeitura em sua biografia. Infelizmente, percepções como essas provavelmente pesaram mais do que sua competência e diversas qualidades. Mas como não posso ser incoerente, nada melhor do que o grito incontrolável que parte das urnas. Gostemos ou não dos resultados.

Orlando Morando é deputado estadual pelo PSDB.

Palavra do Leitor

Provas

Fim da eleição e, como muitos, tive que, pela primeira vez, votar num candidato do PT em Santo André. E isso em razão de ter participado como leitor assíduo deste Diário, que nos fomentou de informações. E como partícipe de algumas das sessões ordinárias da Câmara da cidade, digo que vereadores reeleitos e os que não foram nos devem provas sobre as acusações sobre o caso Semasa e as obras contratadas sem o instrumento imprescindível licitatório. Claro que mesmo não afeto ao PT, tenho de parabenizar, torcer a favor e cobrar para que Carlos Grana tenha sucesso em seu governo. Pois seria ausência de inteligência querer o insucesso dele. Até porque seremos os primeiros vitimados de seu insucesso. Futuro prefeito Carlos Grana, sorte, determinação e trabalho!

Cecél Garcia, Santo André

Expediente normal

Com referência à informação contida na reportagem ‘Antes de surfar, Michels já questiona transição' (Política, ontem), a Prefeitura de Diadema esclarece que não decretou ponto facultativo o dia 1º de novembro. O expediente será normal em todas as unidades administrativas municipais nesta quinta-feira.

Prefeitura de Diadema

Escuridão

Gostaria que alguém nos informasse o que realmente aconteceu para a falta de energia elétrica no bairro Jardim, em Santo André, pois, infelizmente, a AES Eletropaulo não deu nenhuma explicação plausível sobre o assunto. Estamos sem energia elétrica desde às 16h do dia 30 e, em alguns prédios, os geradores não têm mais autonomia para funcionar, deixando muitos moradores sem condições de sair de seus apartamentos, pois alguns têm dificuldades em andar, além de perder os alimentos em razão do descongelamento dos freezers.

Claudete Araújo, Santo André

Madrugada

Tenho absoluta certeza de que, como eu, milhares de eleitores que receberam na madrugada de sábado para domingo propaganda eleitoral de Aidan por telefone, que nos assustou sobremaneira, deixaram de lhe dar o voto por esta tremenda baixaria. Esse golpe baixo saiu pela culatra.

Fernando Martins, Santo André

Linha TR141

Como munícipe, registro minha indignação quanto à postura de alguns motoristas do transporte coletivo, precisamente da Linha TR141. Já presenciei por várias vezes pessoas idosas aguardando o coletivo, e quando o veículo passa, alguns motoristas simplesmente ignoram o pedido de parada do usuário e passam direto pelo ponto. Por isso, solicito que a empresa responsável oriente seus motoristas para que atendam adequadamente aos usuários, principalmente os idosos, que são as maiores vítimas desse descaso. Que tratem esse público com o respeito que merece. Será que eles não têm pais, tios, avós etc? Ou pensam que nunca irão envelhecer?

Marcia Aguiar, Santo André

Polêmica

A polêmica envolvendo a embaixada norte-americana, seus consulados e a Empresa de Correios que chegou até o Judiciário, mostra-nos o grave erro que foi incluir em nossa Constituição o monopólio de remessas postais. A empresa, que já foi modelo, hoje é um lixo e a cada greve ficamos sem receber correspondências. Espero que os 300 picaretas no Distrito Federal revejam essa medida medíocre.

Moysés Cheid Júnior, Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;