Internacional Titulo
Templo do Egito será transferido para evitar erosao
Do Diário do Grande ABC
12/07/1999 | 17:45
Compartilhar notícia


O templo faraônico de Hibis, de 2.600 anos, será transferido para ficar protegido da erosao que causa uma elevaçao das correntes de água subterrâneas, informou nesta segunda o ministro da Cultura, Farouk Hosny.

Este será o maior projeto do Egito desde 1968, quando o templo de Abu Simbel foi demolido e reconstruído em outro local, segundo um projeto da Unesco. Seu lugar original foi inundado pelo lago Nasser da repressao de Assua, no rio Nilo.

Hosny disse que o templo de Hibis, no oásis de Al-Khargá, será reconstruído a 500 metros de distância de seu local atual, a um custo equivalente a 5,8 milhoes de dólares, em dois anos e meio.

O templo, a 500 quilômetros ao sul do Cairo, foi construído pelo faraó Bsmatik II por volta do ano 660 a.C. em adoraçao ao deus Amon. Ele tem duas estátuas da mulher de Amon, Mut, da deusa Isis e de seu marido, Osiris.

O chefe do departamento de Antiguidades Faraônicas, Mohammed el-Saaghir, explicou que a elevaçao do lençol d'água subterrâneo estava provocando erosao das bases do templo de Hibis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;