Setecidades Titulo
Alojamento do IML-SA é aberto inacabado e com fiação exposta
Por Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
11/11/2004 | 09:19
Compartilhar notícia


O alojamento dos médicos legistas do IML (Instituto Médico-Legal) de Santo André, exigido pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, há dez dias, será entregue oficialmente nesta quinta-feira. O abrigo, segundo o diretor da unidade Vladimir Alves dos Reis, já seria usado pelos funcionários na noite passada. Entretanto, o Diário constatou que a obra está inacabada. A fiação elétrica está à mostra e há uma única maca para os médicos descansarem.

O quarto foi construído porque o IML de Santo André foi obrigado a funcionar ininterruptamente desde a visita do governador à região, há duas semanas. A determinação de Alckmin ocorreu após uma série de denúncias do Diário sobre o funcionamento irregular nas unidades. Inclusive o fechamento do IML à noite, que, por lei, nunca deveria fechar as portas. A unidade ficava aberta das 7h às 19h.

Outra irregularidade apontada era o esquema de acordos informais que os institutos tinham com a rede de saúde municipal de Santo André e São Caetano, além da falta de estrutura e condições de trabalho nos quatro postos da região. Entre os problemas, foi confirmado que os exames de corpo de delito só eram realizados durante algumas horas por dia, quando deveriam ser realizados durante todo o período de funcionamento das unidades.

O IML de Santo André é responsável por atender Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A proposta do alojamento é garantir aos funcionários que trabalham no plantão um local adequado para fazer as refeições e descansar no período em que não há trabalho. Desde segunda-feira, os postos de Diadema, São Caetano e São Bernardo também estão abrindo à noite. Nenhum deles possui alojamento para os funcionários.

Denúncias - Além da situação precária das instalações dos IMLs, outras denúncias também foram levadas ao conhecimento do governo do Estado. Entre elas, a falta de profissionais capacitados para atender à demanda - carência que foi apontada pela Associação dos Médicos Legistas do Estado de São Paulo. Há duas décadas, não há concurso público para a contratação de novos profissionais para trabalhar nos IMLs de todo o Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;