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Venda de veículos sobe 1,20% na 1ª quinzena
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
18/11/2004 | 10:29
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As vendas de veículos zero km no país na primeira quinzena de novembro tiveram crescimento de 1,20% em relação ao mesmo período do mês passado, com a comercialização de 67.613 unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Na comparação com a primeira metade de novembro de 2003, registra-se expansão de 11,28% no volume vendido. Os dados foram divulgados nesta quarta pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que toma como base o cadastro de licenciamentos do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Segundo o presidente do Sincodives (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado de São Paulo), Octávio Leite Vallejo, os números mostram que o mercado registra estabilidade e que caminha para que o setor automotivo tenha boa performance ante 2003. Um dos poucos segmentos a ter retração em relação à quinzena inicial de outubro foi a área de caminhões (-4,15%), ao apresentar total de 3.447 unidades comercializadas. Foram ainda vendidos 53,6 mil automóveis, 1,12% a mais; 9.857 comerciais leves, alta de 3,51%, e 709 ônibus (crescimento de 2,60%).

Pelos números da quinzena de novembro, a General Motors lidera no segmento de automóveis, com 26,5% das vendas, seguida por Fiat (23,47%), Volkswagen (23,30%) e Ford (10,53%). No setor de comerciais leves, a Ford se mantém na frente, com 27,19%, impulsionada pelas vendas do utilitário EcoSport (1.985 unidades no período), e depois aparecem Fiat (21,64%), General Motors (16,09%) e Volks (12,62%).

O levantamento da Fenabrave aponta, como nas últimas pesquisas, os carros não-populares (acima de mil cilindradas) com maior participação de mercado (53,4%, ou 28.620 unidades comercializadas) em relação aos automóveis de mil cilindradas (46,60%). A menor fatia dos carros de entrada indica transformação no mercado - em função, entre outros fatores, da aceitação pelos consumidores dos carros bicombustíveis lançados desde o ano passado pelos fabricantes, que em sua maioria são não-populares.

A pesquisa traz ainda os números da comercialização de motocicletas e implementos rodoviários. As motos totalizaram 39.071 unidades vendidas na quinzena inicial de novembro, com expansão de 12,34% ante a primeira metade de outubro, e os implementos (2.694 unidades) tiveram retração de 1,32%.




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