Setecidades Titulo Da Região
Profissionais da saúde adotam cuidado para informar caso de Covid

Trato com pacientes e familiares é ainda mais delicado por causa da ansiedade que gera cada diagnóstico confirmado nos hospitais da região

Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
24/06/2020 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação/PMSA


Os corredores dos hospitais são, por natureza, locais que trazem temor a qualquer familiar em busca de notícias de parentes internados. Em tempos de pandemia, ainda mais. Os dados de letalidade da Covid, que se aproximam de 7% na região, somados aos diagnósticos de pacientes que sucumbem rapidamente à doença, aumentam a ansiedade e cobram dos profissionais de saúde, em especial dos contratados para os hospitais de campanha, tratamento mais humanizado e cuidado redobrado no momento de repassar as informações do estado dos pacientes. 

De acordo com a enfermeira Fernanda Navarro, que é mestranda em comunicação na USCS (Universidade Municipal de São Caetano), é muito importante o profissional da saúde estar preparado, adotar tratamento humanizado e saber responder a perguntas quando ele dá diagnóstico positivo de Covid ao paciente e aos seus familiares.

“É situação complicada, pois as pessoas estão com medo. Medo da morte. Quando a pessoa recebe a notícia que está contaminada, gera ansiedade muito grande. Tem de ser colocado de maneira muito humanizada e cautelosa. O profissional de saúde tem que ter equilíbrio profissional para lidar com isso. Tem que ser sincero com o paciente. Acredito que as primeiras perguntas que vêm é: ‘vou morrer? Posso necessitar de ventilador mecânico? Terá vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para mim?’”, projeta Fernanda.

Para a enfermeira, diante deste contexto, o profissional de saúde tem que ter comunicação assertiva com o paciente dele. “Ter que falar que (o doente) tem que se manter em isolamento, sem receber visita da família, é uma comunicação que tem de ser muito assertiva. Gerar a menor ansiedade possível”, ensina.

Professora na área de geriatria do curso de medicina da USCS, médica e também mestranda em comunicação na universidade, Maria Cecília Fernandes explica que as explicações precisam ser generosas. “A gente precisa ter empatia”, diz. “Primeiro se comunicar entre equipe, médico e enfermeiro. E, adequadamente, com família e paciente”, frisa.  

Maria Cecília afirma que a comunicação precisa ser clara, concisa e uniforme. “Vai minimizar queixa, angústias e problemas quando você faz comunicação adequada”, sugere. “A comunicação na pandemia está sendo um desafio. Precisa ser claro no que vai fazer, para minimizar essa angústia do paciente que é não sair mais do hospital”, frisa. 

Segundo Maria Cecília, existe protocolo, um fluxo de notícia que o médico costuma dar, e isso segue normatização do hospital. Ela explica que isso tem sido seguido com muita preocupação e zelo.

A questão da notícia sobre o óbito de um paciente, sempre costuma ser presencial. A evolução do caso, por telefone, já que pacientes com Covid não podem receber visitas. Quando a família mora distante, às vezes, é necessário avisar por telefone ou chamada de vídeo. “Isso é uma situação de muito estresse para o médico. Mesmo em videochamada sua postura diante da pessoa já diz muita coisa. O fato de você estar envolvido, escutar com atenção, faz muita diferença.”

ALTERNATIVA

Um dos principais obstáculos para os parentes de um infectado com Covid é a distância. O contato físico não é permitido justamente pelo risco de contaminação. A maioria dos hospitais informa o andamento dos casos por telefone. Para quebrar essa frieza, a Prefeitura de Santo André disponibiliza desde o inicio de junho central virtual, equipada com tablets para realizar chamadas de vídeo e aproximar parentes dos pacientes. O local, montado no Estádio Bruno Daniel, onde funciona um dos hospitais de campanha da cidade, funciona todos os dias, das 8h às 17h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;