De olho no transito Titulo
A odisseia urbana

O grande desafio do desenvolvimento está nas cidades

Cristina Baddini
28/01/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


O grande desafio do desenvolvimento está nas cidades, que são responsáveis pelo consumo de dois terços da energia gerada, bem como pela produção de 75% dos resíduos gerados no mundo. A obrigação de uma grande cidade é prover uma vida sustentável aos seus habitantes e é justamente aí que o mundo precisa se reinventar, dividir a riqueza para alcançar padrões mais justos e equilibrados de desenvolvimento. Padrões mais sustentáveis visando não somente os aspectos e desafios ambientais, mas também os sociais e econômicos que atuam sobre os indicadores financeiros e ao mesmo tempo capazes de prover boa qualidade de vida para toda a população.

 

Mobilidade urbana

Que tipo de serviço de mobilidade urbana as pessoas gostariam de possuir atualmente em suas cidades? Basicamente informação e alternativas. Todos aqueles que precisam se locomover ou transportar bens através de grandes cidades por sua malha viária gostariam de ter previsibilidade, de possuir informações atualizadas de tempo de viagem nos principais corredores e suas alternativas que possibilitem um melhor gerenciamento do tempo dispendido.

Muito mais do que num simples deslocamento, a mobilidade atua diretamente sobre os indivíduos, interferindo nas condições para a realização do próprio deslocamento, na disponibilidade e definição dos tipos de veículos e na infraestrutura existente.

 

Como está a ‘inteligência’

das cidades no Brasil?

As cidades precisam de uma solução para tomar decisões rápidas frente aos problemas e atuar gerenciando informações em tempo real. Se uma região possui dados é possível saber quais são as vias que precisam de atuação imediata. Em um CCO (Centro de Comando de Operações) dotado de câmeras de vídeo, estas vias podem ser observadas e a correta operação pode ser traçada, integrando os outros sistemas necessários. Outras soluções, como simulação de cenários para interdição de ruas, além de controle de semáforos em tempo real para melhoria do fluxo e redução de congestionamentos, também passam a ser possíveis.

De fato, somente as cidades inteligentes serão capazes de lidar com os congestionamentos cada vez mais frequentes promovendo ao mesmo tempo a criação de um estilo de vida que não seja dependente do automóvel, em uma região onde os diversos modais de transporte público atuarão de maneira integrada, transparente, segura e confortável para os usuários que, dessa forma, não serão levados a trocar viagens curtas a pé e de bicicleta por locomoções de carro.

 

CCO

As centrais de controle e monitoramento passaram a ser essenciais na vida urbana, vez que as inúmeras câmeras registram em tempo real tudo o que acontece na cidade, como obras, informações de trânsito, transporte público, segurança e rede elétrica.

Os CCOs são os lugares ideais para abrigar e gerar soluções de mobilidade urbana para cidades inteligentes, pois são neles que as soluções podem realimentar todos os outros sistemas da cidade (infraestrutura e utilização do solo, Defesa Civil, rede elétrica, polícia etc). O CCO é um sistema que compreende vários sistemas, sendo a mobilidade urbana apenas um deles, e que precisa estar integrado aos outros sistemas para poder gerar melhores resultados. Portanto, um CCO como este abre um leque de possibilidades de melhorias.

Desta maneira, é possível tornar o ambiente urbano mais inteligente, interativo e com serviços capazes de informar, localizar e suportar as pessoas na integração dos diversos modais de transporte, desde o carro particular, a bicicleta e a caminhada até os transportes públicos, como ônibus e metrô.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;