Internacional Titulo
Coréia do Norte diz aos EUA que já pode fabricar arma nuclear
Por Do Diário OnLine
15/07/2003 | 14:45
Compartilhar notícia


Autoridades da Coréia do Norte informaram aos Estados Unidos, na semana passada, que o país terminou a produção de plutônio em quantidade suficiente para produzir meia dúzia de bombas atômicas.

Segundo o jornal The New York Times, o governo de Piongyang declarou que está disposto a transformar o material em armas nucleares o mais rápido possível. No entanto, os norte-coreanos não informaram quanto tempo levaria para a produção e não ameaçaram vender o material para ninguém.

Enquanto isso, as agências de inteligência norte-americanas tentam identificar se a informação de Pyongyang é verdadeira ou não. Segundo o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Richard Boucher, a Coréia do Norte já deu no passado declarações que depois foram provadas falsas.

A Coréia do Norte e os Estados Unidos estão envolvidos num impasse diplomático desde outubro do ano passado, quando Washington informou que Pyongyang admitiu ter um programa de armas nucleares, uma violação do Tratado de Não-Proliferação (TNP), de 1994.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;