Cultura & Lazer Titulo
Natália Lage, uma estrela com os pés no chão
André Bernardo
Da TV Press
20/07/2005 | 08:26
Compartilhar notícia


Natália Lage, 26 anos, tomou um susto daqueles ao ler a sinopse de A Lua Me Disse. Nele, o perfil de sua personagem, a garçonete Beatriz, era descrito em duas míseras linhas. Sem saber por onde começar, pediu ajuda a Miguel Falabella. Em vão. O autor foi de uma concisão atroz. "Ela não vale nada!", limitou-se a avisar. Com a experiência de quem já faz novela desde os onze anos - quando estreou no gênero em O Salvador da Pátria -, Natália achou melhor não esquentar a cabeça. Sorte a dela. Hoje, Beatriz disputa o amor de Gustavo, o galã da novela interpretado por Wagner Moura, com a própria irmã, Heloísa, a mocinha da história vivida por Adriana Esteves.

Falabella bem que tinha razão: Beatriz não vale nada mesmo. Para ficar com Gustavo, a moça inventou até uma falsa gravidez. A própria atriz não sabe se o que Beatriz sente por Gustavo é amor mesmo ou se tudo não passa de uma vingança contra Heloísa. "Quando soube que a mulher por quem o Gustavo é apaixonado é a própria irmã, ela perdeu os limites. Afinal, a Heloísa sempre teve tudo aquilo com que ela sonhou. Inclusive o pai", explica. Com uma personagem dessas, a repercussão não poderia ser das mais calorosas. "Ator é bicho carente. Gosta de um elogio. Mas bem que a Zezé Polessa me avisou: para se fazer vilão na TV, tem de estar com a auto-estima lá em cima".

Nos últimos anos, Natália Lage limitou-se a fazer participações pouco especiais em novelas. Neste período, os melhores trabalhos da atriz foram realizados no teatro e no cinema. No palco, ela encenou Zastrozzi, montagem de Selton Mello e Daniel Herz para texto do canadense George Walker. Na telona, participou de O Homem do Ano, adaptação de José Henrique Fonseca para o romance O Matador, de Patrícia Melo. "As pessoas vivem me perguntando por que parei de trabalhar. Mas quero deixar bem claro que não sou nenhuma coitadinha. É bacana fazer uma novela das nove, mas isso não é tudo na vida de um ator. Há todo um universo paralelo muito interessante também", afirma.

Em O Homem do Ano, inclusive, Natália ousou fazer um papel bem diferente daquele que o público televisivo está acostumado a ver. Magérrima, protagonizou algumas cenas de nudez e outras de sexo com Murilo Benício, que interpretou Maiquél, um matador de aluguel. "Acredito que esse filme tenha servido para desfazer a imagem que as pessoas têm de mim. Algo do tipo: Opa, não é que ela virou mulher mesmo? Pelo menos, para mim, funcionou como um divisor de águas", diz.

De menininha, Natália Lage não tem mais nada. Exceto pelo fato de ainda morar com os pais na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Fora isso, a garotinha que estreou na TV aos 9 anos no seriado Tarcísio & Glória namora Dani Hu, um mestre de kung fu 24 anos mais velho, e cursa o terceiro período de Ciências Sociais na PUC do Rio de Janeiro. "Doido tem em tudo que é lugar. Tanto na PUC quanto na Globo. Mas esse curso, é bom que se diga, me deixa com os dois pés no chão", ressalva. Em vez de reclamar da sorte e, principalmente, dos altos e baixos da profissão, Natália prefere olhar para a frente. Ambiciosa, planeja voltar a produzir teatro. Admiradora de Joana D'Arc, estuda textos de Bernard Shaw e Bertolt Brecht sobre a heroína francesa. "Ao contrário de muitos, não explodi de repente. Minha carreira foi gradual. Por isso, não crio expectativas. Isso pode levar à loucura".

Talento precoce - A infância de Natália Lage Vianna Soares foi atípica. Enquanto a maioria das crianças de sua idade corria para a frente da televisão quando terminava o colégio, ela entrava numa Kombi da Globo e rumava para a emissora. Durante o trajeto, trocava os livros de Português e Matemática pelo roteiro de gravação de Tarcísio & Glória, seriado exibido entre abril e dezembro de 1988 e protagonizado pelo mais famoso casal da TV brasileira. "Eu sabia que aquelas pessoas eram famosas. Mas eu não chegava a ser fã de nenhum dos dois. Para mim, tudo aquilo não passava de uma grande brincadeira".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;