Setecidades Titulo
São Caetano, 131 anos: do Tijucuçu a 'do Sul'
Do Diário do Grande ABC
28/07/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A formação de São Caetano, no córrego Tijucuçu - que quer dizer barro preto - , assemelha-se à formação de São Bernardo. No mesmo 1717 em que beneditinos criaram a Fazenda São Bernardo, criaram também a Fazenda São Caetano. Era ocupada por religiosos, índios e escravos.

Na década de 1870, o governo imperial desapropriou as duas fazendas - e mais a Fazenda Jurubatuba, em São Bernardo. Foram criados os núcleos coloniais de São Bernardo e São Caetano, fundados em 1877 e destinados à mão-de-obra de imigrantes europeus.

As duas primeiras levas de imigrantes que chegaram à antiga Fazenda São Caetano eram constituídas de italianos. Eles dedicaram-se ao trabalho na terra, mas logo cederam seus lotes às incipientes primeiras indústrias extrativistas.

A elevação a distrito só aconteceu mesmo em 1916. A emancipação chegou em 1948. Equiparava-se, então, a Santo André na liderança econômica da região, ainda que ocupasse uma área pequena no conjunto regional.

Apesar de já contar com vida organizada desde 1717, com a fundação da fazenda pelos monges, oficialmente São Caetano comemora o seu aniversário em 28 de julho, data alusiva à chegada dos italianos. O 28 de julho, historicamente lembrado, é uma data importante, mas que deveria ser caracterizada dentro do seu real contexto.

E uma curiosidade: São Caetano recebeu o apêndice "do Sul" para diferenciar-se de um município de mesmo nome localizado em Pernambuco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;