Setecidades Titulo Segurança pública
Região tem alta nos casos de homicídio no 1º semestre

Na contramão da Capital e do Estado, Grande ABC registrou 90 assassinatos entre janeiro e junho, um a cada dois dias

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
30/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 O Grande ABC registrou aumento de 4,6% no número de vítimas de homicídio doloso – quando o autor teve a intenção de matar – no primeiro semestre desse ano em comparação com o mesmo período de 2018. Conforme os dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo, foram 86 assassinatos entre janeiro e junho do ano passado e 90 em 2019 – média de um a cada dois dias. O cenário regional está na contramão dos observados na Capital e Estado, onde os crimes tiveram baixa de 4,1% e 6,8%, respectivamente, no período.

Os crimes contra a vida voltaram a crescer entre as sete cidades no primeiro semestre depois de baixa entre janeiro e junho de 2017 e 2018 – na época, os casos passaram de 103 para 86 (menos 16,5%).

Especialista em segurança pública e privada, Jorge Lordello observou que questões sociais têm impacto direto na segurança pública. “Em um cenário de aumento de desemprego e perda da renda, aquelas pessoas que têm uma índole duvidosa, mas que enquanto tinham trabalho levavam vida honesta, podem acabar se envolvendo em crimes como roubos, furtos e, ocasionalmente, assassinatos”, opinou.

No Grande ABC,  18,2% da PEA (População Economicamente Ativa) estão desempregadas. O percentual é maior do que na Região Metropolitana (17%) e na Capital (16,2%). Os dados são da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego), do Seade/Dieese.

Para o consultor em segurança José Vicente da Silva Filho, a análise dos dados regionais pode mascarar as realidades distintas entre os sete municípios. “Olhando os números cidade a cidade, a gente observa que os maiores aumentos no índice estão em Santo André e Mauá. É preciso um trabalho focado do comando da PM (Polícia Militar) nestes municípios, analisando caso a caso, para identificar a motivação e o que pode ser feito do ponto de vista da prevenção do delito”, explicou.

OUTROS DADOS

Com relação aos crimes de furto e roubo em geral e furto e roubo de veículos, todos os indicadores fecharam o semestre em queda. Foram 11.477 roubos entre janeiro e junho deste ano contra 12.736 no mesmo período de 2018, recuo de 9,8%. Já os furtos apresentaram decréscimo de 3,27%, já que foram registradas 10.921 ocorrências em 2018 e 10.564 em 2019. Roubos de veículos registraram queda de 16,4%, de 4.257 para 3.559. Entre os furtos de veículo, o recuo foi de 7,8% – os casos passaram de 5.069 em 2018 para 4.671 em 2019.

Em nota, a SSP informou que as polícias Civil e Militar atuam de maneira constante e integrada para reduzir os homicídios dolosos e combater a criminalidade como um todo entre as sete cidades. “A Região Metropolitana registrou taxa de 7,07 homicídios para cada 100 mil habitantes, a menor desde 2001. A queda de diversos índices criminais nas sete cidades, como latrocínios (-58,82%), demonstra o resultado das ações das polícias Civil e Militar na região. No primeiro semestre, 5.127 pessoas foram presas ou apreendidas no Grande ABC”, completou o comunicado. Os casos de latrocínio passaram de 17 para sete no período.

Já o comando da Polícia Militar no Grande ABC atribuiu a queda nos índices de furto e roubo em geral e roubo e furto de veículo às operações da corporação. Além disso, ponderou que “muitos homicídios são por crimes passionais” e não ocorrem em via pública, o que impede o policiamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;