Internacional Titulo
Ministro israelense renuncia após aprovação de plano de retirada
Por Da AFP
07/08/2005 | 17:05
Compartilhar notícia


O ministro das Finanças israelense, Benjamin Netanyahu, surpreendeu a classe política, neste domingo, ao apresentar sua renúncia devido à sua oposição ao plano de retirada da Faixa de Gaza. O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, anunciou a intenção de nomear Ehud Olmert como interino no cargo.

Netanyahu, 55 anos, havia mandado sua carta de demissão a Sharon pouco antes de uma votação no gabinete sobre a primeira etapa do plano de retirada das 21 colônias da Faixa de Gaza. "Chegou a hora da verdade. Não posso me vincular a esta iniciativa, que põe em risco a segurança do Estado. É um ato irresponsável que divide o povo e contradiz os compromissos do nosso partido (Likud)", escreveu Netanyahu.

O gabinete israelense deu luz verde à retirada de um primeiro grupo de colônias da Faixa de Gaza a partir de 17 de agosto. A decisão se refere em um primeiro momento à retirada das colônias de Netzarim, Kfar Darom e Morag, na Faixa de Gaza.

Este procedimento está de acordo com a decisão tomada pelo gabinete, em junho de 2004, de exigir quatro votações sucessivas para a retirada efetiva dos 8 mil colonos instalados nos 21 assentamentos em Gaza e de outros 500 em quatro colônias isoladas ao norte da Cisjordânia.

A votação não significa que estas três colônias serão as primeiras a ser evacuadas. A ordem de prioridade da retirada das colônias será determinada pelo exército.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;