Política Titulo Impasse
Consórcio adia pela terceira vez eleição para presidente

Pleito estava marcado para hoje, mas, por incompatibilidade de agenda, foi transferido

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
03/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC postergou pela terceira vez a eleição do presidente da entidade, que estava marcada para hoje de manhã. A informação oficial foi a de que houve incompatibilidade de agendas dos prefeitos.

O pleito inicialmente foi marcado para o dia 4 de dezembro, mas a ausência do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), provocou o primeiro adiamento. A escolha foi transferida para o dia 14, porém, no dia anterior, o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), foi preso pela segunda vez em operação da PF (Polícia Federal).

O Diário apurou que a medida foi tomada ontem porque a prefeita em exercício de Mauá, Alaíde Damo (MDB), informou não estar na cidade. A emedebista teria dito que quer participar da definição do próximo presidente do Consórcio. Com isso, o pleito interno deve ser remarcado para semana que vem.

A situação do Consórcio está envolta a incertezas sobre o futuro. Depois de ano de baixas – São Caetano e Rio Grande da Serra decidiram se desfiliar da entidade – e de críticas, o colegiado escolheria ontem se ficará sob responsabilidade de Paulo Serra ou do prefeito de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB).

Após dois anos de mandato à frente da entidade regional, Morando defendeu sua atuação, citando corte de gastos. “O balanço é extremamente positivo no aspecto desempenho versus economicidade. Foi a gestão que menos gastou, que mais poupou e que permitiu aos municípios a realização de menor desembolso”, comentou o tucano, lembrando que houve queda no repasse para custeio do colegiado, de 0,5% da receita corrente líquida para 0,17%.

Sobre o desligamento de São Caetano e Rio Grande – que se juntaram a Diadema, que havia pedido desfiliação do Consórcio em 2017 –, Morando afirmou lamentar que “movimentações políticas” tenham sido tomadas acima dos interesses regionais. “ Respeito, porque o município tem autonomia para isso, mas considero triste. Em especial Rio Grande e São Caetano, pois os atuais prefeitos (Gabriel Maranhão, sem partido, e José Auricchio Júnior, PSDB, respectivamente) foram presidentes do Consórcio e nada fizeram sob aspecto de mudança. É triste ver posições políticas como essa. O Consórcio está acima de gestores que pensam dessa forma. O Consórcio é a instituição, estamos de passagem. O Consórcio tem de ter sua permanência e tenho certeza que vai permanecer.”

Cotado para presidir o Consórcio, Paulo Serra já disse que o atual modelo “se esgotou” e defendeu a construção de outra relação entre as prefeituras. “Meu papel será conversar com todos os prefeitos para pensarmos em novo modelo. Não vi prefeito se manifestar contra a importância da política regional”, comentou o tucano, no fim de novembro.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;