Política Titulo
Tortorello e vice deixam cargos
Adriana Cardoso
Da Redaçao
22/07/2000 | 00:15
Compartilhar notícia


  O prefeito de Sao Caetano, Luiz Tortorello, e seu vice, Silvio Torres, candidatos do PTB à reeleiçao, vao se licenciar do cargo a partir do próximo dia 5 para se dedicar exclusivamente à campanha. A informaçao é do assessor especial de Tortorello Joao da Costa Faria. Com a licença dupla, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Emiliani (PL), assume o cargo.

A LOM (Lei Orgânica do Município) determina que, na ausência do prefeito e do vice, assume o cargo o responsável pelo Legislativo. Emiliani, porém, é candidato à reeleiçao e, se assumir a Prefeitura, terá de desistir de concorrer ao cargo de vereador neste ano.

A desincompatibilizaçao de Tortorello do cargo ainda nao foi votada pela Câmara. O prefeito está licenciado do cargo desde o último dia 6, e tem retorno marcado para a próxima terça-feira.

Quando reassumir o comando da cidade, o petebista pode suspender o recesso parlamentar para que seja votada sua licença e a do vice-prefeito. "O prefeito pode também esperar a primeira sessao da Câmara após o recesso (dia 1º de agosto) para votar o projeto)", disse Faria.

Se levasse em consideraçao os números da pesquisa A. Franceschini Análises de Mercado/Diário, divulgada no último domingo, Tortorello nem precisaria fazer campanha. O petebista aparece disparado na frente de seus adversários, com 72% das intençoes de voto. "Todo candidato, se dormir em berço esplêndido, pode ter uma surpresa", disse o assessor especial de Tortorello.

A campanha da coligaçao Sao Caetano Seguindo em Frente - grupo de 12 partidos que apóiam candidatura do petebista - começa no dia 1º, exatamente às 9h30. Nesse horário, o prefeito vai estar visitando o comércio da rua Visconde de Inhaúma, na Vila Gerty.

Sem pompa, a campanha da coligaçao, cujo gasto previsto é de R$ 600 mil, promete ser caseira, sem eventos de grande porte, como showmícios.

O petebista, de acordo com o assessor, traçou um roteiro para visitar toda a cidade, batendo de "porta em porta". O prefeito deverá convocar os 175 candidatos da coligaçao para que o acompanhem nas caminhadas.

A desincompatibilizaçao do prefeito Luiz Tortorello e do seu vice, Silvio Torres, deve colocar o presidente da Câmara, Luiz Emiliani, sucessor de direito ao cargo, numa situaçao complicada. Caso assuma o cargo, o parlamentar terá de renunciar à sua candidatura à reeleiçao de vereador.

O parágrafo 6º, do artigo 14, da Constituiçao, diz que, para concorrer a outros cargos, presidente da República, governadores e prefeitos, devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.

O especialista em Direito Público Nelson Saule Júnior disse que a saída seria Emiliani renunciar à presidência da Câmara. A vaga, entao, seria ocupada pelo vice-presidente da Casa, Joao Rodrigues (PTB), que também é candidato à reeleiçao.

Surpreso, Emiliani disse nesta sexta nao ter sido comunicado oficialmente sobre o assunto, mas já antecipou que de maneira alguma abre mao de concorrer à reeleiçao. "Nao posso fazer isso".

A licença de Tortorello e do vice já foi tida por lideranças governistas como uma estratégia do prefeito, de dar uma espécie de "prêmio de consolaçao" ao presidente.

Emiliani, junto com Torres e o presidente do PTB local, o assessor especial do prefeito Joao Tessarini, disputavam a indicaçao para a vaga de vice nas eleiçoes deste ano. Os convencionais preferiram, porém, manter o médico Silvio Torres, por acreditar que "em time que está ganhando nao se mexe".

Essa nao é a primeira vez que um presidente assume o cargo num mandato de Tortorello. Em sua primeira gestao (1989 a 1992), o petebista, junto com Tessarini, o vice na época, licenciaram-se. A vaga foi assumida pelo entao presidente da Câmara, Maurício Teixeira Martins, hoje vereador pelo PPS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;