Setecidades Titulo Desafio de Redação
Estudantes destacam atitudes sustentáveis

Alunos de seis escolas de S.Bernardo fecharam a semana marcada por produções literárias

Por Bianca Barbosa
Do Diário do Grande ABC
31/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Alunos da EE Professora Maria Auxiliadora Marques, no Parque dos Pássaros, em São Bernardo, encerraram a primeira semana de atividades do Desafio de Redação, ontem. Para os jovens, o tema Uma Atitude Sustentável Pode Mudar o Mundo foi considerado fácil, tendo em vista o aprendizado, em casa, sobre os cuidados com o planeta e a sustentabilidade como parte do dia a dia.

“Lá em casa, o chuveiro tem um sensor de seis minutos de banho. Quando dá o tempo, desce água gelada, aí você tem de sair, né?”, ressaltou a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental Glenda Kaylaine Henrique, 15 anos. Segundo ela, a mãe optou pela tecnologia por conta do desperdício de água e aumento do custo na conta de energia elétrica. “A gente ficava lá (no chuveiro) sem fazer nada, só aproveitando a água quente. Tenho três irmãos, mas só dois moram comigo. Imagina todos por horas no banho.”

Já o amigo de turma, Vinicius Emanuel Rodrigues da Silva, 14, destacou que a preocupação ambiental vem de casa, mas admitiu que “é difícil praticar”. “Economizar água a gente faz, reciclagem também. Minha mãe vive puxando a nossa orelha.” Ele tem um irmão mais novo, e contou que é um desafio diário tirar o pequeno do banho. “A gente insiste, incentiva ele a tomar banho mais rápido, só que ele teima”, disse.

Conforme a vice-diretora da unidade e ensino, Sônia Toniol, que trabalha na escola há 12 anos, a EE Professora Maria Auxiliadora Marques conta com programa de separação de lixo para reciclagem e adota medidas de economia de água e luz. “Acho que o assunto é pertinente e está relacionado com o que a gente tenta fazer aqui na escola”, disse o professor de biologia Antonio Baldenebro Neto.

Vale lembrar que o prêmio para os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental ao 2° ano do Ensino Médio melhores colocados é um notebook, ou uma TV de 20 polegadas para os segundos lugares. Já o estudante vencedor dos 3° anos do Enino Médio ganhará bolsa de estudos integral na USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

O Desafio de Redação é correalizado pela USCS, com patrocínio da Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano), e apoio da rede de academias Smart Fit.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;