Cena Política Titulo
Destino une, de novo, Ajan e Donizeti
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
23/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O destino muitas vezes é surpreendente e o que aconteceu no governo de Paulo Serra (PSDB), em Santo André, é mais uma prova disso. O ex-vereador Donizeti Pereira (PV) e Ajan Marques foram escalados pelo tucano para o primeiro escalão, o primeiro para ser secretário de Meio Ambiente e o segundo ficou como superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Por tratarem de temas similares, atuavam no mesmo prédio e viviam se acotovelando nos bastidores. Houve reformulação no governo e os dois foram realocados. Donizeti ficará à frente da Unidade de Articulação Política, enquanto Ajan está na Pasta de Desenvolvimento Econômico. Os dois deixaram o prédio do Semasa e foram ao Paço. E, curiosamente, vão trabalhar no mesmo andar e no mesmo corredor.

Fronteiras respeitadas
Pré-candidato a deputado estadual pelo PR, Thiago Auricchio entrou em contato com a coluna para garantir que não está – nem autorizou ninguém – a buscar apoiadores do pré-projeto do presidente da Câmara de Diadema, Marcos Michels (PSB), que também visava cadeira na Assembleia, mas deve declinar. Thiago assegurou que trabalha com os apoios do ex-vereador Vaguinho do Conselho (PRB) e do vereador Cicinho (PRB) e que respeita as candidaturas a deputado colocadas na cidade, tanto a de Marcos quanto a do vice-prefeito Márcio da Farmácia (Podemos).

Espólio eleitoral
Filho do ex-prefeito Aarão Teixeira, de Rio Grande da Serra, Polita Teixeira (PHS) decidiu ser candidato a deputado estadual. Ele tentará herdar espólio eleitoral de Aarão, que até cogitou ser candidato neste pleito, mas terá de passar por cirurgia e ficará fora das urnas. Será a primeira vez que Polita, que é servidor concursado em Ribeirão Pires, buscará mandato.

Influência
Ex-secretário em Santo André e em São Caetano, Nilson Bonome (PRB) busca aproximação com a prefeita interina de Mauá, Alaíde Damo (MDB). Bonome tenta se colocar como interlocutor da gestão em exercício com outras instâncias e deputados e, em troca, pode indicar quadro de confiança no primeiro escalão. O republicano é pré-candidato a deputado federal.

Relação com a Itália
Nesta semana, o deputado ítalo-brasileiro Fausto Longo visitou o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para colocar seu mandato à disposição para a entidade regional. “O Consórcio ganha um parlamentar na Itália que vai lutar com vocês para que, juntos, possamos fazer frutificar esse projeto que, além de permitir um avanço de Mobilidade Urbana, vai promover uma melhoria da qualidade de vida de maneira geral”, disse. Vale lembrar que a cidade italiana de Turim se tornou parceira do Grande ABC em programa da União Europeia para intercâmbio de projetos de mobilidade.

Retorno
Após desavenças com o grupo do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), o professor e historiador Thiago Rocha (PV) retornou ao governo. No início da gestão, o ex-candidato a vereador foi convidado a trabalhar na administração – ele apoiou o tucano no pleito –, mas entreveros fizeram com que ele se afastasse do Paço sem sequer ser nomeado. Agora, diz que recebeu uma proposta irrecusável do prefeito para voltar – vai atuar na Pasta de Educação. Ex-tucano, Thiago já foi do PSD na época em que Paulo Serra estava nesse partido.

Projetos eleitorais
Ex-vereador de São Caetano, Roberto do Proerd (MDB) colocou seu nome à disposição do partido para ser candidato a deputado estadual na eleição deste ano. A tendência é de dobrada com a vereadora são-caetanense Suely Nogueira (MDB), que deve buscar cadeira na Câmara Federal. Outro nome do partido no município, o presidente da Câmara, Pio Mielo, ainda busca espaço na chapa de reeleição da senadora Marta Suplicy (MDB). Ele quer ser suplente da candidatura da ex-prefeita paulistana ao Senado.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;