Política Titulo
PT de Diadema deve ter prévias para 2012
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
23/07/2011 | 07:25
Compartilhar notícia


Tradicionalmente, o PT não costuma realizar prévias internas para definição de candidato às prefeituras em casos de reeleição de determinado político. Em Diadema, porém, o cenário não está tão definido assim. Embora governe a cidade, o prefeito Mário Reali (PT) poderá ter de passar por processo de disputa interna para ratificar sua condição de candidato à reeleição.

A Articulação de Esquerda, ala mais radical do PT, pretende lançar nome para brigar pela indicação petista para o pleito de 2012. A discussão, ainda preliminar no grupo, surgiu depois de conflitos do setor com a administração Reali na negociação salarial com os servidores públicos. O funcionalismo forma a maior base política da ala no PT.

"A prévia é um instrumento legal no PT. Todos que pretenderem lançar candidatura podem fazer isso. E a Articulação de Esquerda estuda fazer isso. Não concordamos com alguns pontos da gestão do Mário e por isso entendemos que podemos lançar um candidato próprio", disse Rubens Xavier (PT), ex-secretário de Esportes e que pediu demissão durante a greve da categoria, que durou 23 dias.

Em 2007, a vereadora Irene dos Santos foi indicada pelo grupo para tentar desbancar a candidatura de Reali. Com apoio do maciço dos altos dirigentes petistas e do ex-prefeito José de Filippi Júnior (PT), o então deputado estadual bateu a parlamentar com cerca de 85% da preferência da militância.

Xavier negou que a possibilidade de prévias possa rachar o PT de Diadema. "Isso não quer dizer que não vamos apoiar o Mário se ele nos vencer. Na eleição passada, brigamos pela indicação, perdemos e no mesmo momento começamos a fazer campanha para elegê-lo", ressaltou o ex-secretário.

O presidente do PT local, Josemundo Queiroz, o Josa, se disse surpreso com a movimentação, mas afirmou que irá trabalhar internamente para evitar as prévias. "Acho que lançar chapa é desnecessário. Queremos ter consenso, até porque o Mário é o atual prefeito. Qualquer processo de prévia é prejudicial para nossa campanha", destacou.

Para Josa, a possível indicação de candidato próprio pode ser manobra política da ala para conquistar mais espaço dentro do diretório municipal.

 

Ex-secretário de Esportes vai tentar cadeira na Câmara

 

O ex-secretário de Esportes de Diadema Rubens Xavier (PT) será candidato a vereador na eleição do ano que vem. Xavier foi um dos coordenadores da campanha do prefeito Mário Reali (PT), mas deixou o governo em maio deste ano devido à polêmica negociação salarial com os servidores públicos.

O petista foi indicado pelo grupo ligado à atual vereadora Irene dos Santos (PT), que anunciou que não disputará novamente o pleito à Câmara. Irene está atualmente no terceiro mandato em Diadema.

"Conversamos muito tempo para definir um nome e consentimos que eu deveria tentar uma cadeira no Legislativo. Vou buscar essa vaga acreditando em um projeto político que começou com a Irene", justificou o ex-secretário.

Xavier pediu demissão da Pasta de Esportes logo no primeiro dia da greve dos servidores públicos, no fim de abril. O ex-secretário é marido da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Jandyra Uehara Alves, e também tem forte ligação com o funcionalismo público.

À época, o petista defendeu o reajuste salarial de 11% em parcela única à categoria. A Prefeitura ofereceu 12,46%, fracionados em cinco bimestres, mais abono salarial de R$ 300 - proposta rejeitada pelos servidores.

Além de Irene, o vereador José Queiroz Neto (PT), em seu quinto mandato, não concorrerá à reeleição. Para sucedê-lo, o petista indicou seu filho, Josemundo Queiroz, o Josa, atual presidente do PT de Diadema.

 

Em Rio Grande da Serra, grupo de Cafu quer confrontar Claudinho

 

O vereador e pré-candidato ao Paço de Rio Grande da Serra pelo PT, Cláudio Manoel Melo, o Claudinho da Geladeira, achou que não enfrentaria prévias no diretório para homologar seu nome no pleito do ano que vem. Porém, Carlos Augusto César, o Cafu (PT), afirmou que seu grupo irá lançar um nome e forçar as primárias. O escolhido será anunciado em setembro.

"Ao invés de discutir projeto político para cidade, falaram em nomes de candidatos e de vices", disse Cafu.

O presidente do PT na cidade, Benedito Araújo, lamentou a opção feita pelo correligionário. "Prévia não é bom, pois enfraquece o partido internamente. Mas se foi esse o caminho que ele escolheu, vamos para disputa", declarou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;