Setecidades Titulo São Bernardo
São Bernardo entrega novos ônibus e cria o Expresso Estoril

Linha ligará terminal rodoviário central ao parque,
reduzindo tempo do trajeto para cerca de 40 minutos

Bia Moço
Especial para o Diário
20/08/2017 | 06:57
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 A Prefeitura de São Bernardo planeja entregar 70 novos ônibus até o fim do ano a fim de substituir 20% da frota. Vinte unidades entraram em operação na última semana, enquanto outras 20 foram entregues ontem, juntamente com a implementação da linha Expresso Estoril, cujo objetivo é facilitar o acesso da população a um dos principais símbolos de conservação ambiental e de turismo locais: o Parque Estoril. A cidade completa hoje 464 anos.
“Estamos investindo na renovação da frota de veículos de transporte, substituindo os ônibus velhos e de qualidade questionável por modelos mais modernos e confortáveis”, comentou o presidente da ETC (Empresa de Transportes Coletivos) de São Bernardo, Ademir Silvestre. Os ônibus entregues ontem atenderão os bairros Pinheirinho, Parque Imigrantes, Jardim da Represa, Demarchi e Batistini.

A nova linha de ônibus municipal, denominada Expresso Estoril, que ligará o Terminal Rodoviário Central João Setti ao parque, vai reduzir o tempo de duração do trajeto dos atuais 90 minutos para cerca de 40 minutos. Identificado como Linha 71, o expresso funcionará todos os sábados, domingos e feriados, com saídas a cada duas horas.
O embarque poderá ser feito nos terminais João Setti, no Centro, Ferrazópolis e Tereza Suster, no Riacho Grande. O acompanhamento do itinerário e da previsão de chegada do coletivo pode ser feito por meio do aplicativo para smartphone Partiu SBC.

“Aliado a outras políticas de desenvolvimento econômico, o fomento ao potencial turístico da cidade é uma das ferramentas que temos explorado para reaquecer a economia local, desgastada pela crise. No entanto, detectamos que a dificuldade de acesso ao parque vinha sendo um impeditivo para atração de novos visitantes. Com essa nova linha, colocamos um fim a este empecilho”, explicou o prefeito Orlando Morando (PSDB).

A tarifa do ônibus será a mesma dos demais veículos que fazem o transporte municipal, fixada em R$ 4,20. Além disso a extinção de micro-ônibus, que deve ocorrer até o fim deste mês, pretende modernizar os coletivos.

A substituição prevê nova categoria de transporte, com uma inovação chamada MID, veículo intermediário com motor e chassi de ônibus padrão, porém com carroceria mais estreita e menor. Além disso, os passageiros serão beneficiados com 12 assentos a mais (são 32, contra 20 nos micro-ônibus), ar-condicionado, wi-fi, tomada e televisão a bordo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;