Política Titulo
BC envia para CPI relaçao das contas CC-5
Por Do Diário do Grande ABC
06/06/1999 | 15:23
Compartilhar notícia


A CPI do Senado que investiga irregularidades no sistema financeiro deverá receber esta semana do Banco Central a lista dos correntistas das contas CC- 5, utilizadas para o envio de remessas de dinheiro para o exterior. A Comissao vai promover uma auditoria nas contas de empresas e de pessoas físicas que se utilizaram das CC-5 (Carta Circular no.5 do Banco Central, que autoriza remessa de dinheiro para o exterior sem especificar a origem) desde 1992 até 98.

O vice-presidente da CPI, senador José Roberto Arruda (PSDB-DF), disse que haverá uma confrontaçao entre as remessas e as declaraçoes de renda daqueles que utilizaram as CC-5. "Com a ajuda da Receita Federal, vamos checar as declaraçoes de renda das pessoas físicas e jurídicas para saber quem sonegou e nao declarou o dinheiro mandado para fora do País, através das CC- 5", afirmou Arruda.

Os trabalhos da CPI, nesta semana, estarao concentrados nos resultados do Programa de Estímulo ao Fortalecimento e Reestruturaçao do Sistema Financeiro (Proer). O Proer é um dos itens para a requisiçao de criaçao da CPI. No programa de socorro aos bancos foram investidos R$ 21 bilhoes. Na quarta-feira, vai depor sobre o Proer na CPI o ex-ministro e ex senador José Andrade Vieira, que era o presidente e proprietário do Bamerindus, banco que foi socorrido pelo Proer e repassado ao HSBC. Michael Geoghegan, do HSBC, dará seu depoimento à CPI na quinta-feira.

Está prevista para esta semana a divulgaçao do relatório parcial do senador Joao Alberto (PMDB-MA). A entrega do relatório, que ocorreria na quarta-feira passada, foi adiada porque a senadora Emília Fernandes (PDT-RS), sub-relatora da CPI, nao concluiu seu trabalho a tempo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;