Setecidades Titulo Educação
Estudantes da FSA sentem efeitos da crise financeira na instituição

Entre as reclamações estão diminuição
de descontos e lotação nas salas

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
11/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa


Alunos da FSA (Fundação Santo André) sentem os efeitos da crise financeira que assola a instituição desde 2008. Entre as reclamações estão diminuição de descontos em mensalidades e salas lotadas, devido ao fechamento de turmas.

A estudante do 3º ano de Biologia Gabriella Borges, 20, disse que no primeiro dia de aula a turma da manhã passou para a noite, sem aviso prévio. “Antes, a sala tinha no máximo 30 alunos, agora estamos com 60 ou mais. Parece que estão fazendo isso para diminuir as aulas dos professores”, reclamou.

“O desconto caiu de 12% para 8%. Muita gente acabou desistindo do curso porque não conseguia arcar com a mensalidade. Faz a diferença”, reclamou o estudante do terceiro ano de Engenharia Civil Igor Mendonça Viana, 30.

A aluna do 4º ano de Ciências Sociais Jenifer Cristan, 26, cita que os corredores estão mais vazios. “Eles estão até dificultando a negociação das dívidas. A mensalidade aumentou em 6,95%. Ainda não consegui fazer a matrícula.”

Hoje, alunos da gestão Lute do diretório acadêmico da Fafil (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) vão organizar ocupação na quadra com programação cultural, a partir das 13h. A expectativa é a de que cerca de 200 pessoas, entre alunos e comunidade, compareçam.

“Além de atrair a população para dentro da universidade, tem a questão do enfrentamento com a própria reitoria. É uma luta para retomada dos espaços, que são da comunidade. Mesmo mandando ofício, ainda nas férias escolares, a reitoria não expressou posição”, disse Jenifer.

Questionada, a reitoria da Fundação se pronunciou por meio de nota e afirmou desconhecer o evento.

Sobre a lotação das salas, a justificativa foi que “de acordo com os projetos pedagógicos dos cursos aprovados internamente pelo Conselho Universitário e também pelo MEC (Ministério da Educação), o número máximo de alunos por sala é de 70 alunos”, informou.

Quanto à diminuição do desconto oferecido aos alunos que pagavam a mensalidade em dia, afirmou que foi determinação do conselho diretor da Fundação.

A Prefeitura não se manifestou sobre o assunto até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;