Economia Titulo
Venda de imóveis cai 10,4% no segundo trimestre na Capital
Por Da ABr
20/08/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A quantidade de imóveis residenciais novos comercializados na capital no segundo trimestre foi a menor dos últimos quatro anos. Em relação ao mesmo período de 2009, a queda foi de 10,4% e, na comparação com 2008, de 20,5%.

Mesmo assim, o desempenho do setor no primeiro semestre foi positivo, o que levou o presidente do Secovi (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo), João Crestana, a refutar eventual desaquecimento do mercado. Segundo Crestana, o resultado do segundo trimestre foi afetado pela Copa do Mundo e parte dos negócios não consumados durante o período do evento esportivo será fechada neste semestre.

De acordo com balanço divulgado ontem pelo Secovi, entre janeiro e junho foram vendidas 17 mil unidades na capital paulista, abaixo apenas do volume negociado no mesmo período de 2008, quando foram comercializados 19.224 imóveis. Já em comparação com o primeiro semestre do ano passado, quando foram vendidas 14.368 unidades, o incremento é de 18,4%.

Segundo o economista-chefe do Secovi, Celso Petrucci, a expectativa da entidade é de que o resultado anual supere o dos anos anteriores já que, historicamente, a maior parte dos lançamentos imobiliários ocorre no segundo semestre.

"Se apenas repetirmos neste segundo semestre o resultado do mesmo período de 2009, iremos superar inclusive os números de 2007, quando foi registrado o melhor resultado histórico", disse Petrucci. Naquele ano foram comercializados 36,6 mil imóveis. A expectativa do Secovi é de que, em 2010, este número chegue a 37,5 mil. Para atingir este montante, as incorporadoras precisam disponibilizar ao mercado, pelo menos, 24 mil novas unidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;