Cultura & Lazer Titulo
Economia é prioridade do novo presidente sírio
Do Diário do Grande ABC
16/06/2000 | 12:32
Compartilhar notícia


Uma das prioridades mais urgentes para Bachar al Assad, sucessor designado do presidente sírio Hafez al-Assad, é a economia do país, em estado crítico e corroída pela corrupçao.

Bachar, um oftamologista conhecido por suas orientaçoes liberais, está rodeado por vários assessores, a quem pede orientaçao regularmente, conforme assinala um executivo de uma empresa ocidental. Mas ``precisará mesmo é de uma equipe de especialistas que acompanhe regularmente os temas mais importantes, entre eles as reformas econômicas', afirma o executivo.

Poucos meses antes da morte de seu pai (no último dia 10), Bachar al Assad, 34 anos, começou a tomar decisoes, com a formaçao de um novo governo dirigido por Mohammad Mustafá Miro.

Conhecido por sua integridade, Miro lançou uma campanha contra a corrupçao que resultou na demissao de 23 funcionários desde o mês passado, entre eles dois ex-ministros e o ex-chefe de Governo Mahmud al-Zohbi, que se suicidou.

Esta campanha, entretanto, nao poderá impedir sozinha a corrupçao em uma administraçao que remunera seus altos funcionários com um salário de US$ 200 mensais.

Daí a relaçao entre as reformas administrativas e a liberalizaçao econômica, que necessita de coordenaçao. ``O progresso deve ser simultâneo nas duas frentes', analisa um diplomata. ``É necessário que o setor privado crie empregos, para frear a burocracia e melhorar progressivamente o nível de vida', acrescenta a fonte.

O índice de crescimento demográfico da Síria é de 2,5%. Mais de 60% dos cerca de 17 milhoes de sírios têm menos de 20 anos de idade.

Além disso, o país nao está preparado para a nova economia O acesso à Internet se limita às empresas e sao necessárias mais de duas semanas para se obter uma linha telefônica. Também é necessária uma autorizaçao das autoridades para se conectar um fax ou um modem a uma linha telefônica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;