Setecidades Titulo
Mosquito da dengue passa febre amarela
Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
30/03/2002 | 16:11
Compartilhar notícia


A reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue preocupa sanitaristas e epidemiologistas. O mosquito é também o vetor da febre amarela, doença muito mais letal do que a dengue. Mesmo assim, o epidemiologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Eduardo Costa, disse que dificilmente teremos uma epidemia de febre amarela como a da dengue.

Costa disse que embora o mosquito transmissor seja o mesmo, há vacinas e várias formas de controlar a febre amarela, o que já não acontece com a dengue. “A febre amarela é 100 vezes mais grave que a dengue, mas enquanto na dengue o mosquito tem cinco dias para picar uma pessoa doente e transmitir a doença, na febre amarela o mosquito tem apenas um dia.”

Os casos de febre amarela são identificados quando a pessoa tem febre muito alta, sintomas hemorrágicos e fica com um tom amarelado de pele. Nesses casos a pessoa, deve ser levada a um médico imediatamente porque a febre amarela pode levar à morte rapidamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;