Política Titulo
Coronel Sardano é
contratado por Aidan
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
05/07/2011 | 07:03
Compartilhar notícia


O coronel Edson Sardano (PPS), ex-secretário de Segurança Pública de Santo André na gestão Celso Daniel, migrou para o governo Aidan Ravin (PTB). Na sexta-feira, o prefeito assinou portaria em que nomeia o popular-socialista para o cargo em comissão de assessor de gabinete. Ele era cotado internamente na legenda com potencial para disputar a eleição municipal de 2012. Com a estratégia orquestrada, o chefe do Executivo consegue eliminar eventual adversário.

Sardano concorreu nos dois últimos pleitos. No páreo de 2010, ele fez dobrada com o coordenador regional do PPS, Alex Manente, para deputado federal, quando arregimentou 11.158 votos. Já no processo eleitoral de 2008 amealhou 3.595 sufrágios, o 11º mais lembrado na ocasião, porém ficou de fora da Câmara por conta do quociente eleitoral. Com a chancela, o popular-socialista se une a outros três ex-vereadores com o mesmo posto: Luiz Zacarias (PR), Marcos Medeiros (DEM) e Airton Bíscaro (PSDB).

 

Segundo Sardano, a concretização da candidatura a prefeito de Alex Manente faz com que as energias fiquem direcionadas para a cidade de São Bernardo, o que inviabiliza chapa própria em Santo André. "Projeto do Alex é mais viável. Com isso, ficaria em situação mais complicada. Por isso, aceitei convite do Aidan, que na verdade, retomamos conversa antiga. Assunto foi amadurecendo até chegar ao ponto certo." Da mesma forma como lançou-se na corrida pelo Paço em 2008, Alex disse que é irrevogável entrar na disputa em 2012.

Diante do novo panorama, o PPS pode reproduzir o mesmo apoio dado em 2008 ao advogado Raimundo Salles, hoje pré-candidato ao Paço pelo PDT. Sardano, por sua vez, vai postular cadeira no Legislativo. "Oficialmente ainda não saí do PPS. Até o próximo mês devo pedir desligamento, mas sem ruptura com o partido." Ele alega que vai deixar a sigla por análise pragmática do cenário eleitoral. "Estou me embutindo dentro de projeto político do prefeito pela reeleição com quem firmei compromisso."

O caminho de Sardano tende a ser o partido liderado por Aidan. Para o ainda popular-socialista, a possibilidade é grande de migração. "Se for preciso estar no PTB para me encaixar no projeto não vejo problema. Está perfeitamente dentro do propósito." Aidan tenta promover filiação em massa de aliados no PTB. A manobra visa formar bancada mais forte, uma vez que na eleição de 2008 a legenda fez apenas duas cadeiras: com os vereadores Israel Zekcer e Gilberto Primavera.

 

SECRETARIA?

O ex-secretário de Segurança nega que o acordo com Aidan tenha sido contrapartida para assumir a Pasta em eventual vitória do prefeito no ano que vem. "Em hipótese alguma passou por esse compromisso futuro. Sou lembrado por trabalho próximo na área, cheguei a usar em campanhas o mote de unificar comando das polícias em sistema único, mas não houve proposta de cargo", disse Sardano, ao acrescentar que pode ajudar na área. "Sem dúvida tenho condições de colaborar, caso seja necessário."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;