Economia Titulo
Consultoria prevê que PIB poderá crescer até 2,3%
23/07/2003 | 00:10
Compartilhar notícia


Em relatório divulgado nesta terça-feira, a consultoria CreditSights afirma que o baixo crescimento de produtividade da economia brasileira vai gerar um potencial de crescimento de longo prazo do PIB do país de apenas 2,3% por ano. Segundo a consultoria, esse crescimento aquém do necessário "significa um perfil da dívida ainda menos sustentável". "Apenas um amplo conjunto de reformas, bem acima e além da estratégia fragmentada assumida pelo governo Lula até agora, poderá dar um forte empurrão na produtividade", disse o analista para mercados emergentes da CreditSights, Christian Stracke.

Segundo ele, os ganhos de produtividade no Brasil foram mínimos ao longo da maior parte das duas últimas décadas. "A economia cresceu com a entrada de trabalhadores no mercado de trabalho, mas a produtividade do trabalhador, seja por meio de maior capacidade ou de um maior acesso ao capital para uso na produção, tem desafiado expectativas e registrado ganhos decepcionantes."

Stracke observou que com a produtividade permanecendo baixa, o modelo de crescimento utilizado pela CreditSights projeta uma expansão de 2,3% do PIB para o restante da década e anos posteriores. "Quando aplicamos os resultados do modelo de crescimento para o nosso modelo de sustentabilidade da dívida, não é de surpreender que um crescimento de 2,3% implica em um perfil de crédito em rápida deterioração, com os déficits ultrapassando o crescimento econômico", disse Stracker.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;