Política Titulo Crianças cidadãs
Alunos entregam propostas de melhoria aos vereadores

Onze estudantes do colégio Liceu Di Thiene apresentam pauta de sugestões em S.Caetano

Por Vitória Rocha
Especial para o Diário
19/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC



Desenvolver o sentimento de cidadania desde criança. Foi esse o objetivo do projeto Missão: Cidadão, coordenado pelo professor Patrick Duarte com os 11 alunos do 6º ano da Escola Liceu Di Thiene, em São Caetano. Durante um semestre, as crianças com idade entre 10 e 11 anos pesquisaram seis bairros da cidade – Santa Maria, Boa Vista, Nova Gerty, Oswaldo Cruz, Cerâmica e Vila São José – e entregaram para os vereadores quatro documentos apontando as partes positivas e negativas de cada localidade, com propostas de melhoria.

Muito lixo, pichações e pouca arborização foram questões observadas pelos estudantes, que demonstraram preocupação com o desenvolvimento do trabalho e com o município, segundo o professor. “A gente não imaginava que eles, com 11 anos, teriam um desenvolvimento cognitivo a ponto de propor melhorias. Uma aluna que viu pichações sugeriu que os vereadores comprassem tintas e dessem para os moradores resolverem o problema. Acho que foi uma coisa brilhante. A ideia de desenvolver o projeto surgiu com a Agenda 2030, da ONU, para o desenvolvimento sustentável e eu pensei que seria bacana trabalhar esse senso nos alunos desde a infância, não esperar para conversar com eles no Ensino Médio. Os resultados foram incríveis”, celebrou.

Descrita pela mãe como engajada em questões sociais, a jovem Maria Eduarda Scucuglia, 11, disse ver o trabalho com os colegas como algo importante para o município. “Eu achei muito legal conviver com os vereadores porque pudemos sentir que estamos em uma cidade onde todos somos cidadãos e a gente, criança, pode fazer um pouco mais pela cidade.”

A professora Renata Ribeiro Silva, 40, mãe de Vitor, 10, um dos alunos que participaram da atividade, contou que, assim como Maria Eduarda, o filho e os demais alunos disseram que se sentirem cidadãos de fato ao participarem da atividade. Vitor falou empolgado sobre a necessidade de fazer mais pelo município. “Achei interessante que a gente pôde ver as questões de cada bairro com atenção e o fato de conhecermos os vereadores foi muito legal. Aprendi que nós temos que ser bons cidadãos e incentivar as pessoas para melhorar o mundo.”

Os documentos elaborados pelos alunos vão ser lidos na próxima sessão da Câmara pelos parlamentares, que prometeram dar encaminhamento para as pautas, entrando como sugestões nas comissões internas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;