Cultura & Lazer Titulo
Encontro de almas especiais nos palcos
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
11/08/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


Em meio à turba desordenada da cidade grande, dois sujeitos comuns entre si e diferentes de boa parte dos outros se encontram. "Num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra", escreve o escritor Caio Fernando Abreu no conto Aqueles Dois. Adaptação deste texto, a peça homônima da Cia Luna Lunera de Teatro, de Belo Horizonte, será encenada no fim de semana no Sesc Santo André, pelo projeto Palco Giratório.

Raul e Saul são os protagonistas do encontro especial. Um vindo do Norte e o outro do Sul, eles passam em um concurso e seguem para o trabalho na mesma repartição. Alheios ao trivialismo das relações de trabalho, dos comentários "sobre as mulheres mal-amadas e vorazes, os papos de futebol...", os dois se reúnem nos pequenos prazeres que compartilham, como o amor pelo cinema.

Unidos, irradiam beleza e começam a despertar inveja nos demais, o que lhes causa problemas.

"Eles não são personagens idealizados, eles têm afinidades. Estão exilados em uma cidade que não para, e o tempo parece ser mais curto, e a construção da amizade se dá ao longo de seis longos meses de conversa no café do trabalho. É um texto que fala sobre solidão, a possibilidade do encontro e da transformação através do compartilhamento do afeto", conta Odilon Esteves, ator e codiretor do espetáculo.

A peça nasceu de um exercício de contato e improvisação. Na busca de um texto para dar sentido ao processo, o grupo encontrou o conto de Abreu e se apaixonou por ele. "Os jogos ficaram legais. Cada um dos cinco codiretores teve uma semana para digerir sua leitura, mas todas começaram a se contaminar. O Caio tem algo fundamental, que é uso da referência de outras obras e artistas, em uma linguagem de fragmentação quase cinematográfica, um texto muito rico de imagens", entende Esteves.

O codiretor completa que a apresentação em Santo André será muito importante. "O pontapé inicial desse projeto veio quando tivemos acesso ao estudo do processo colaborativo, que Antônio Araújo, do Teatro da Vertigem, e Luís Alberto de Abreu, da ELT (Escola Livre de Teatro) de Santo André trouxeram em palestra até nós. É a ressonância de um trabalho que começou em São Paulo e continua ecoando pelo Brasil."

Aqueles Dois - Teatro. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Sáb. e dom., às 20. Ingr.: de R$ 2 a R$ 8.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;