Setecidades Titulo
Ação dá oportunidade de emprego
Por Aline Mazzo
Do Diário do Grande ABC
15/07/2006 | 07:52
Compartilhar notícia


Quem sabe hoje não é o dia de conquistar o tão sonhado emprego com carteira assinada? Para os moradores do Jardim Zaíra, onde será realizado o Diário do Grande ABC nos Bairros das 9h às 16h, isso poderá ser uma realidade. O evento conta com a parceria das Prefeituras da região para levar à população alguns serviços básicos de cidadania e saúde. A iniciativa é patrocinada pela Umesp (Universidade Metodista de São Paulo) e Casas Bahia. A festa ainda contará com o co-patrocínio da Comgás e da Fundação do ABC e terá o apoio do Sesi, da Embelleze e do Restaurante Terra Azul. São esperadas cerca de 8 mil pessoas na Escola Estadual Ezilda Nascimento Franco, em Mauá.

A busca por um emprego será uma das prioridades para quem for ao evento. “Verificamos que o desemprego é uma das grandes carências da periferia da cidade, por isso levaremos à população algumas iniciativas para contornar esse problema”, explica a diretora do departamento de indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Social de Mauá, Eliana Vileide Guardabassio.

Dessa forma, várias pessoas que forem à escola poderão aproveitar e se cadastrar no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). “Funciona como uma agência de emprego em que cruzamos os dados do trabalhador com as vagas disponíveis, sem custo algum, inclusive para o empregador”, conta Eliana. Para isso, o candidato deverá levar a carteira profissional e o RG para que seus dados possam ser coletados.

Essas informações serão repassadas para o sistema – que está interligado com todos os outros PATs do Estado. O programa ficará encarregado de encontrar uma vaga com o perfil do trabalhador. “Nós já temos algumas ofertas de emprego disponíveis no sistema. Se encontrarmos os profissionais adequados, já daremos as instruções para ele comparecer no posto do Poupatempo na segunda-feira para pegar a carta de encaminhamento e ir à entrevista na empresa”, avisa Eliana.

Os trabalhadores também poderão contar com orientações de profissionais da área de recursos humanos e administração para elaborar um currículo objetivo e adequado para a dinâmica atual. Essas pessoas também explicarão a maneira correta de se portar durante uma entrevista de trabalho, como explica a diretora. “Daremos dicas de postura, dicção, vestuário e até de como se maquiar corretamente para conversar com o diretor de uma empresa.”

Em busca de estender o atendimento à população, a Prefeitura fará inscrições para o projeto Qualificar durante o evento. “Realizamos uma pesquisa e o problema da recolocação no mercado de trabalho ocorre pela falta de capacitação dos profissionais. Sendo assim, criamos esse programa que tem como objetivo atribuir qualificação ao trabalhador”, aponta Eliana.

Podem participar do Qualificar moradores já cadastrados no PAT e que estejam desempregados. As opções vão desde telemarketing e montagem e manutenção de microcomputadores até leitura e interpretação e gestão de pequenos negócios. Os cursos são totalmente gratuitos e duram em média três meses, com cerca de quatro horas de aula diárias. “Temos certeza que essa ajuda é muito valiosa para que as pessoas possam ter mais oportunidades no mercado de trabalho”, garante Eliana.

Brincadeira – Já a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo de Mauá levará o Caminhão do Lazer. O veículo possui o espaço infantil, com desenhos para serem pintados, massa de modelar e muito giz de cera e lápis de cor. Dentro da escola, ainda ficarão a cama elástica e a piscina de bolinhas. Gincanas serão realizadas durante todo o dia com muitas competições e brincadeiras. Para os jovens, as opções serão o street ball (basquete com dois times de três pessoas) e o tênis de mesa.

Programação

E.E. Ezilda Nascimento Franco. Na avenida Mansur José Sadek, 135, Jardim Zaíra, Mauá. Das 9h às 16h.

Cidadania
Vagas de trabalho (traga sua carteira profissional e o RG)

Corte de cabelo

Orientação para elaboração de currículo

Cadastro no PAT (Programa de Atendimento ao Trabalhador)

Inscrições para o projeto qualificar

Orientação jurídica e Procon

Saúde
Prevenção e controle de diabetes

Prevenção e controle de pressão arterial

Orientação odontológica

Vacinação infantil e adulto (leve a sua carteira de vacinação)

IMC (Índice de Massa Corpórea)

Diagnóstico de câncer de boca e laringe

Palestras e Eventos
Palestras sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e AIDS
Palestras sobre meio ambiente
Programa Alimente-se bem, do SESI
Teatro
Cinema
Recreação infantil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;