Setecidades Titulo Alimentos e produtos de higiene
Abrigos para idosos na região precisam de doações neste fim de ano
Por Isabela Treza
Especial para o Diário OnLine
30/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Lar Frederico Ozanam


Junto com o fim de ano vem também a preparação para as festas e ceias, porém, na nossa região, existem aqueles que necessitam do mínimo para a passagem de ano. Os lares para idosos estão precisando de doações de alimentos e produtos de higiene, principalmente nesta época do ano, na qual as contribuições diminuem.

O Lar Nossa Senhora das Mercedes, localizado na Rua Arlindo Marchetti, 627, Bairro Santa Maria, em São Caetano, abriga somente mulheres e hoje acolhe 74 idosas, com e sem familiares. Assim como muitos outros do Grande ABC, ele precisa de auxílio na doação de café em pó, açúcar, materiais de curativo e fraldas geriátricas. A assistente social do local, Rosana Thomaz Silva, 44 anos, acredita que a causa seja a crise financeira, “Este ano, em particular, estamos sofrendo a queda das doações desde meados de agosto/setembro”, revela.

Durante as festas de fim de ano, segundo Rosana, normalmente, até mesmo a alimentação especial acontece por meio das doações, onde pessoas, grupos ou empresas oferecem almoço ou café da tarde. A instituição também conta com planejamento especial, uma vez que grande parte das idosas não possui família. As doações podem ser realizadas diretamente no Lar.

A situação não é diferente no Lar Frederico Ozanam, localizado na Rua Salvador Mano, 57, Ribeirão Pires. Atualmente são atendidos 22 idosos de ambos os sexos, sendo 11 homens e 11 mulheres, a maioria sem família. Em todas as datas comemorativas a instituição busca mudar a rotina e, na maioria dos anos, aparecem grupos com pessoas vestidas de Papai Noel para animá-los.

A nutricionista do abrigo, Amélia Gugliotti Palacio, ressalta que neste ano as doações estão em minoria, também pela crise que vem afetando a todos. Embora exista toda a dificuldade, ela declara que nada se compara a emoção do fim de ano. “Passar as festas com meus vovôs e vovós, eu os chamo assim, é uma sensação única. Derramar uma lágrima junto com eles ao ver o Papai Noel entregando presente e vê-los sentir que foram lembrados por alguém, não tem preço.”

Atualmente, a maior necessidade do Lar é de café, açúcar, suco em pó, molho de tomate, gelatina, fralda geriátrica tamanho G, aparelho de barbear, álcool e mistura (carne, peixe, frango). A maior queixa da nutricionista é a sensibilidade das pessoas durar apenas no fim do ano, pois a carência de doação e companhia é constante. “Precisamos conscientizar que eles estão lá o ano todo e sentem falta de visitas, de alguém para conversar”, conta.

A entidade encontrou auxilo por meio das redes sociais, onde pedem as doações. Além de instituições ao redor do asilo que contribuem. Eles também procuram manter um estoque para não ocorrer defasagem. As contribuições podem ser levadas até o abrigo.

O importante é se atentar aos abrigos perto de nossa residência, procurando contribuir da forma que for possível, assim, transpassando o verdadeiro significado das festas, e fazendo com que todos aproveitem, sem necessidades, da melhor forma. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;