Setecidades Titulo Santo André
Cadastro de Passe Livre Escolar será feito pela internet
Por Nelson Donato
especial para o Diário
24/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa


A Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André) anunciou ontem que, a fim de evitar filas em seu posto localizado no Grand Plaza Shopping, efetuará o cadastro dos estudantes que utilizam o Passe Livre Escolar exclusivamente pela internet a partir do dia 1º. O procedimento será realizado no portal Cades (Cadastro Estudante), inserido na página da entidade (http://www.aesanet.com.br).

O modelo acompanha algumas mudanças. Agora o cadastro dos alunos será condicionado ao das instituições. Os estabelecimentos devem criar perfis no portal e informar seus períodos letivos e grades horárias. Após esse primeiro passo, as solicitações de benefícios dos estudantes serão disponibilizadas.

Já os alunos devem informar qual instituição frequentam e de quais linhas de transporte coletivo farão uso para chegar até elas. Para os que já usam o Passe Livre Escolar, todas as etapas da renovação serão feitas pela internet. Para os que solicitam o benefício pela primeira vez, após fornecerem suas informações no portal Cades, será necessário comparecer à Aesa para levar foto e coletar impressões digitais.

Em 2015 foram efetuados cerca de 27 mil cadastros do cartão que proporciona a gratuidade para estudantes no transporte coletivo na cidade. O grande volume de solicitações gerou filas e atrasou a entrega de muitos benefícios.

Segundo o gerente geral da Aesa, Luiz Marcondes de Freitas Júnior, as novas medidas são um ganho qualitativo. “Agora não haverá tantas filas e, com todos os procedimentos feitos pela internet, garantimos a integridade física dos estudantes”.

Ele também rechaça possíveis impasses ocasionados pelo processo de reorganização escolar. “Não haverá problemas porque são os colégios que farão a liberação do cadastro dos alunos. Isso elimina a possibilidade de confusões”, garante.

Marcondes destaca que o benefício não poderá ser usado indevidamente. “Os estudantes só podem fazer os trajetos casa escola e escola casa. Há limite diário a ser usado. Além disso, eles só podem usar as linhas inseridas neste percurso.”

Segundo o secretário de Educação de Santo André, Gilmar Silvério, garantir a acessibilidade dos alunos é essencial para evitar a evasão escolar. “É preciso investir na qualidade social da Educação. Esta é uma das principais bandeiras defendidas nesta gestão Carlos Grana (PT).”

De acordo com Aesa, estudantes de 845 instituições estão vinculados ao sistema do Passe Escolar Livre andreense. O benefício não se estende apenas àquelas localizadas na cidade. Pessoas que frequentam as aulas em outros municípios, mas que usam as linhas de transporte coletivo também estão autorizadas a solicitar o cartão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;