Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Prepare-se para as festas da empresa
Por Cíntia Bortotto
23/11/2015 | 07:05
Compartilhar notícia


Estamos quase em dezembro e, mais uma vez, a empresa promove aquela esperada festa de confraternização, sempre motivo de muitas perguntas. Afinal como devo me comportar? Pode se divertir, mas vá devagar, não seja inadequado. É uma oportunidade ímpar de estreitar relacionamentos, o que pode ajudar a sua carreira, portanto, é um desperdício de oportunidade para quem não vai.

O que vestir é sempre uma dúvida, afinal é o momento de ir um pouco diferente do usual, mas sem chamar atenção demais. Se a festa for de dia, em um sítio, por exemplo, ou em lugar aberto, prefira roupas mais à vontade, como uma calça jeans ou uma bermuda mais comprida. As mulheres devem evitar decotes, e podem utilizar uma blusinha diferente, desde que não chame muita atenção. Para os homens, uma camiseta polo cai superbem, evite regatas. Prefira tênis a chinelos. Lembre-se: a festa é extensão da empresa.

Se a festa for à noite, em um restaurante, para as mulheres, recomendo um vestido de cor discreta (na dúvida, vá com um pretinho básico), sem decote. O vestido não pode ser curto, no máximo cinco dedos acima do joelho. Mesmo na festa, o importante é você como profissional, não o seu corpo. Para os homens, recomendo calça de sarja ou social, camisa sem gravata. Se estiver muito calor, é permitido uma camiseta polo, mas a camisa é a opção mais elegante.

Comporte-se de maneira cordial, é o momento em que você pode falar com pessoas com quem nem sempre fala, puxar um assunto, conhecer, sempre de maneira educada. A informalidade é permitida pela pessoa com quem você está interagindo, mas preste atenção aos sinais do outro para saber o grau de formalidade que você deve usar. Aproveite para conhecer melhor um chefe ou diretor que você trabalha com certo distanciamento. É claro que não é o momento de ser inconveniente e ficar falando só de trabalho... é uma festa. Você deve mostrar a sua capacidade de discorrer sobre assuntos variados, aquela leitura diversificada e atualizada irá lhe ajudar neste momento. Um bom ponto também é demonstrar simpatia para com os cônjuges (quando a festa é com acompanhantes).

Fique atento ao assunto bebida. Beber demais é muito inconveniente. Flertar com colegas de trabalho também é inadequado. Falar demais ou usar roupas chamativas também não é bom. Procure não dançar chamando a atenção nem de forma insinuante e nem levar parentes que não foram convidados para a festa, por exemplo, sobrinhos e afilhados, quando a festa é só para os filhos.

Com discrição e bom-senso, as festas de fim de ano são excelente oportunidade de confraternização, comemoração do ano que foi vivenciado em conjunto e oportunidade de conhecer, sob um novo aspecto, alguém com quem você trabalha! Com cuidado e empatia, tem tudo para ser maravilhoso! Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;