Internacional Titulo
Nao foi o cabo de aço que causou queda de teleférico na França
Do Diário do Grande ABC
02/07/1999 | 11:13
Compartilhar notícia


Uma missa foi realizada na manha desta sexta-feira em Saint-Etienne-en-Dévoluy, na regiao dos Alpes franceses, onde nesta quinta-feira um acidente em teleférico provocou a morte de 20 pessoas.

Segundo as primeiras investigaçoes, nao foi o rompimento do cabo do teleférico que causou a tragédia, como havia sido anunciado e sim um problema no sistema de fixaçao da cabine.

Segundo a Prefeitura local, o acidente aconteceu quando o bondinho estava quase chegando a seu destino, um observatório astronômico no local conhecido como Pico de Bure. A cabine caiu de uma altura de 80 metros, matando todos os ocupantes.

Trata-se do mais grave acidente do tipo na França, em pelo menos 30 anos. O balanço exato de vítimas ainda pode mudar. Vinte corpos foram encontrados no local, mas testemunhas garantem que havia 21 ocupantes na cabine. A maioria das vítimas era de empregados do observatório de Pic-de-Bure, entre eles alguns cientistas, mas havia também trabalhadores de uma empresa de limpeza e quatro empregados de telecomunicaçoes de Marselha.

Jean-Charles Simiand, delegado-geral do Sindicato Nacional de Teleféricos, destacou que o bondinho tinha passado por uma revisao completa no ano passado. Durante a revisao, que acontece no máximo a cada 15 anos, todas as peças sao verificadas, uma a uma. Segundo Simiand, ``na França se efetuam os controles mais rígidos do mundo' em matéria de teleféricos.

O teleférico do pico de Bure está reservado aos empregados do observatório ou para as pessoas que trabalham no lugar e nao é utilizado pelos turistas, informou a prefeitura.

O presidente Jacques Chirac e o Primeiro-Ministro Lionel Jospin expressaram esta quinta-feira, no Conselho de ministros, suas condolências aos familiares das vítimas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;