Política Titulo Para a soma
Mais um vereador fala em deixar o PT

Cleson Alves tem conversa adiantada para migrar à Rede; Rogério Santana já efetivou troca

Caio dos Reis
Especial para o Diário
08/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida 22/5/13


Em crise política, o PT deve perder o segundo vereador no Grande ABC. Após saída de Rogério Santana, de Mauá, Cleson Alves de Sousa anunciou que está próxima sua desfiliação da legenda com objetivo de ser candidato a prefeito de Rio Grande da Serra pela Rede Sustentabilidade.

“Existe a possibilidade (de deixar o PT). Estou trabalhando por uma candidatura majoritária e já estou em negociação com três legendas. Hoje, a chance de eu deixar o PT está na casa dos 70%”, anunciou Cleson, que está no terceiro mandato em Rio Grande da Serra, todos exercidos pelo PT. Ele estima bater o martelo em março, mês em que há janela de transferência de sigla permitida com a reforma eleitoral. “Dificilmente vou decidir algo antes (de março), até pela questão da janela e parte jurídica.”

Cleson afirmou que a possível mudança partidária tem base em projeções eleitorais maiores. O PT de Rio Grande da Serra já anunciou que o ex-vereador Claudinho da Geladeira vai representar o partido na corrida eleitoral e tentar impedir a reeleição de Gabriel Maranhão (PSDB).

O caminho de Cleson deve ser o mesmo de Rogério em Mauá, que vai se filiar na Rede Sustentabilidade com objetivo de candidatura majoritária em 2016. O vereador mauaense nutria expectativa de ser vice do prefeito Donisete Braga (PT), mas viu seu sonho ruir com sinalizações do chefe do Executivo em abrir o posto para partidos aliados. “Prefiro não revelar (as siglas com as quais trata politicamente) </CF>para não atrapalhar o andamento das conversas, que têm me deixado muito animado. São com partidos novos e que estão chegando agora à cidade”, pontuou Cleson.

Em 2012, o PT elegeu 29 vereadores, sendo três em Rio Grande: Cleson, Benedito Araújo, o Ditinho, e João Batista Anastácio, o João da Psiu. Com a decisão de Rogério, a bancada caiu para 28. E, além de Cleson, outro parlamentar petista estuda sair do partido: Pio Mielo, de São Caetano, que tem convite de filiação do PMDB do prefeito são-caetanense Paulo Pinheiro.

A crise institucional e a implementação da janela eleitoral têm feito com que quadros históricos do PT pensem em sair da legenda. Ex-vice-prefeito de Mauá, Márcio Chaves efetivou ingresso no PSD. O ex-prefeito mauaense Oswaldo Dias foi sondado pela Rede Sustentabilidade, mas diz que continuará no partido. O ex-deputado federal Vanderlei Siraque chegou a ser convidado oficialmente pelo PCdoB, porém, mantém posição de continuidade.

CONFLITO
A afirmação de Cleson causou rebuliço no PT de Rio Grande. O presidente do diretório local, Erick de Paula, disse não ter conhecimento da opção partidária de Cleson. “Ele não informou essa possibilidade. Tivemos uma reunião da bancada recentemente e o assunto não foi abordado. Ele é um vereador combativo, que tem feito um bom trabalho na Câmara. Só irei me pronunciar se ele realmente sair do partido”, relatou Erick. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;