Memória Titulo Memória
Toda uma vida na 15 de Novembro, 29

O tema de hoje é sugestão do leitor Marcio Fernando do Carmo, de Santo André...

Ademir Medici
24/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O tema de hoje é sugestão do leitor Marcio Fernando do Carmo, de Santo André.

Prezado andreense, você que trabalhou na Rhodia, fez o Tiro de Guerra no tempo em que o quartel ficava ao lado da Kowarick, saboreava uma pizza no Nosso Bar depois da sessão do Cine Tangará ou que dava um rolê pelos lados da Bernardino de Campos para ir ao Tênis Clube, ao Primeiro de Maio logo acima ou simplesmente desfilava pelo Ocara ou Panelinha.

A pergunta que fazemos a você: há quanto tempo não frequenta este pedaço do Centro antigo da cidade, nas proximidades da pracinha Dezoito do Forte e da estação?

Pois saiba que aquela porta comercial da Avenida Quinze de Novembro, 29, onde se comprava sapatos bons e fortes, bolsas, cintos, botas e bonés, e até mesmo os chapéus de feltro que faziam a moda no tempo do seu avô, aquele estabelecimento comercial continua o mesmo, agora com o nome de Luara – inclusive vendendo chapéus de feltro.

E a grande atração da Luara Magazine é o seu proprietário, Waldomiro Dias de Azevedo, que acaba de completar 55 anos de trabalho no mesmo endereço – e a Memória se arrisca a dizer que Waldomiro é o mais antigo comerciante do pedaço em efetiva atividade, dia a dia, com o umbigo no balcão.

Vejam a placa comemorativa que o próprio Waldomiro bolou. É o seu marketing pessoal, simples como ele, menino que veio do interior de São Paulo com os pais e em sete irmãos, 55 anos atrás.

Seu José, pai do Waldomiro, foi quem lhe arrumou o primeiro emprego – e até hoje o único, na antiga sapataria de George Israel Pick, que foi cartunista da Loja Pirani, do Brás. E cartunista, aqui, significa aquele profissional que idealizava e desenhava cartazes de propaganda. Pois o primeiro emprego de Waldomiro, em 1960, foi o de percorrer os arredores da loja do seu George carregando cartazes chamativos para a casa.

Perceberam? São múltiplas informações. O que significa que Memória estará com o querido Waldomiro muitas edições mais, falando do seu negócio, mas em especial repercutindo notícias de um dos setores mais envolventes do Grande ABC: os arredores da Estação de Santo André.

AMANHÃ

Mas, afinal, quem é Luara?

Salve a Turma do Lixão...

Seguimos a folhear o álbum do reencontro dos jovens que fizeram história em São Bernardo na década de 1960. Eles formaram a Turma do Lixão do Ponto Chic, em plena Rua Marechal Deodoro.

Italianidade

Entidades ítalo-brasileiras deslocam-se hoje para Jundiaí. Circolo Italiano local promoverá vários eventos, um dos quais em homenagem à Brasilitalia, de São Bernardo, que tem se destacado na prestação de trabalhos sociais aos integrantes da colônia italiana.

Edoardo Polastri, presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura Brasil/Itália, e ex-senador da República italiana, proferirá palestra.

Haverá o lançamento de um programa de rádio italiano que abrangerá a região de Jundiaí, Capital e Grande ABC.

Atividades começam às 19h no Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí, no Parque da Uva. Informações: (011) 4522-7860.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 24 de julho de 1985 - ano 28, nº 5884

Manchete – Educadores pregam reforma no processo de ensino

- Era a abertura do Primeiro Congresso de Educação e do Terceiro Simpósio de Educação Pré-Escolar de São Bernardo.

- O pavilhão Vera Cruz ficou lotado na terça-feira, 24-7-1985.

- Para os quatro dias dos dois eventos estavam programados 48 cursos, com professores de várias partes do País.

- Governador Franco Montoro prestigiou a abertura.

- Disse o senador Fernando Henrique Cardoso na conferência inicial: “Só crescimento econômico não basta, isso já foi comprovado. Falta preparação para a vida moderna e isso só se dá através do processo educacional.”

NOTA – Claro, o Diário cobriu os dois certames. A equipe produziu riquíssimas matérias e registrou dezenas de imagens, muitas das quais permanecem inéditas e são cuidadosamente guardadas pelo nosso Banco de Dados.

Barro Paulista

- Menino Jesus no templo. Século 17. Barro cozido e policromado. Coleção: governo do Estado de São Paulo.

Imagem faz parte da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz). Curador: Dalton Sala.

Santos do Dia

- Charbel (ou Sarbélio) Makhluf

- Ursino

- Niceta

- Luisa de Saboia

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Itatinga, elevado a município em 1896, quando se separa de Avaré.

Hoje

- Dia da Iluminação Elétrica no Brasil

Em 24 de julho de...

1915 – Professor e Jornalista Antonio Picarollo, italiano residente em São Paulo, realiza conferência em Santo André sobre a participação da Itália na conflagração europeia – Primeira Guerra Mundial.

- A conferência foi realizada no salão do Teatro Savoia, sede da Sociedade Italiana.

- O resultado da bilheteria destinou-se às famílias dos reservistas brasileiros que se alistaram ao exército italiano.

- Faltou lugar na plateia, já que todos foram ocupados.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A violação das águas norueguesas pela Inglaterra’.

1970 – Iniciadas as obras de urbanização e paisagismo no Centro Cívico de Santo André.

1975 – Com novas atribuições, o Cetesb (Centro) se transforma na Companhia Estadual de Saneamento Básico e Defesa do Meio Ambiente.

- Prefeitura de Ribeirão Pires contrata o escultor Gildo Zampol para construir uma estátua de São José, que será colocada no pico do morro que leva o mesmo nome na cidade. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;